Para quem é usuário do Linux a muito tempo usar alguns programas do windows pode ser tediante, e muitas vezes não existe uma versão do seu software linux favorito para windows ou a versão existente não é tão eficiente. Mas nossos problemas acabaram! É possível utilizar os aplicativos gráficos do linux no windows com a técnica de X11-Forwarding.
Configurando o Linux
Para começar, precisamos instalar e configurar o servidor ssh no nosso linux, no meu caso, o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal. O processo é simples, basta abrir o terminal (CTRL+ALT+T) e digitar o comando:
sudo apt-get install ssh
A instalação é super rápida, agora vamos verificar se o nosso SSH permite o uso do X11-Forwarding:
sudo nano /etc/ssh/sshd_config
Procure no arquivo pela linha X11Forwarding e verifique se o valor está como yes, se não estiver basta trocar. Para salvar use CTRL+O e para sair CTRL+X. Agora reiniciamos o SSH para aplicar as configurações:
sudo service ssh restart
Pronto, o Linux está preparado para o uso do X11-Forwarding.
Configurando o Windows
Agora para que o Windows possa exibir as aplicações do Linux é preciso que ele possua um servidor x habilitado nele. Existem vários disponíveis, mas o que eu acredito ser mais fácil de usar é o Xming, baixe-o de http://sourceforge.net/projects/xming/ e instale.
Agora precisamos de um cliente SSH, o mais indicado é o bom e velho Putty disponível em http://www.putty.org/. Não é preciso instalá-lo, basta abrir o executável.
Configurando o PuTTY
Para usar os recursos do X11-Forwarding é preciso alterar apenas uma configuração do PuTTY. Ao abrí-lo, navegue pela arvore lateral até Connection>SSH>X11, marque a opção Enable X11 forwarding e em X display location digite localhost:0. Volte para o item session e configure a conexão para o seu linux e então conecte-se.
Para ver um aplicativo do linux no windows, digite no terminal do putty o comando para abrí-lo, por exemplo, nautilus (para abrir o gerenciador de arquivos) ou firefox (para abrir o navegador).
É isso ai, espero que seja útil para quem gosta do Linux mas precisa usar o Windows por algum motivo.
0sem comentários ainda