Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

hashtag: #FLISOL

getaddrinfo: No address associated with hostname

 Voltar a Cobertura
Tela cheia Sugerir um artigo

A importância do FLISOL

21 de Março de 2013, 0:00 , por Paulo Santana - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 304 vezes

Nos últimos dias tive informações que algumas cidades estavam desistindo de organizar o FLISOL porque não conseguiram patrocínios ou não tinham pessoas suficiente para organizar o evento. Gostaria de reforçar o que já venho dizendo faz um tempo, e que várias pessoas concordam: o FLISOL não precisa ser uma mega-hiper-super-monstro-evento que tenha a participação de centenas de pessoas na sua sede. Não, não é esse o objetivo principal do FLISOL. Não estamos em uma competição para ver qual a sede mais "foda" de todas.

O mais importante do FLISOL é aproveitar a data para reunir a comunidade de software livre da sua cidade/região para ajudar as pessoas que vão até o local a instalar software livre, mesma que seja apenas meia-dúzia de pessoas. Ou mesmo que a sua sede não tenha um mísero visitante precisando de ajuda. Se a comunidade de software livre aproveitar este momento para se encontrar pessoalmente, ótimo! Já tá valendo! Quem sabe desse encontro não podem sair outras ideias para o futuro? Se você já conseguiu o local e tem algumas (poucas) pessoas dispostas a ajudarem, não importa se não haverá palestras fodásticas com expoentes do software livre do Brasil porque vocês não tem dinheiro para bancar as despesas.

Aqui em Curiitba nunca nos preocupamos em bater recordes de visitantes, nem em ter patrocinadores e palestrantes de nome nacional. Nossos palestrantes são daqui mesmo e vão falar sobre temas interessantes. Se tiver 200 pessoas ou 10 na plateia, sinceramente pra mim não importa. Tenho certeza que os 10 vão sair da palestra muito satisfeitos. E aqueles que reclamarem porque os palestrantes não eram pessoas "renomadas", putz, na boa, vai então pro FISL, Latinoware ou qualquer um desses grandes eventos. Nossa intenção é reunir em um sábado pessoas interessadas em software livre. E isso por sí só já tá valendo.

E já teve anos que nem palestras tivemos, e pra nós foi ótimo do mesmo jeito. Porque só participou quem realmente estava interessado em conhecer a comunidade, e não em pegar um certificado de participação.

Paulo Henrique de Lima Santana - Coordenador nacional do FLISOL 2013 no Brasil - Coordenador do FLISOL 2013 em Curitiba