Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Start UP Brasil

8 de Julho de 2015, 18:39 , por Mariel Zasso - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 120 vezes

Por Caroline Menezes Escobar, da Cobertura Colaborativa

 

O palestrante Igor Medauar fala sobre boas ideias em palestra no primeiro dia do FISL16. (Foto: Guilherme Almeida/divulgação)

 

Os princípios para criação de um produto ou serviço vão muito além de uma boa ideia. Mas antes de chegar a esse ponto, precisamos pensar: o que é uma boa ideia e o que faz ela ser boa? Essas questões foram abordadas no workshop "O que é uma boa ideia?", com o gerente de operações da Start up Brasil, Igor Medauar, no primeiro dia de atividades do Fórum Internacional Software Livre.

Start up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão da Softex, em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, as startups.

Com auditório lotado, Igor explicou as diferenças entre ter uma boa ideia e ter uma boa ideia bem executada. "Só uma ideia não vale de nada se não for bem executada, ela tem que ser pensada como um todo", avalia. Conversar com possiveis clientes, pensar em um produto ou serviço que desperte o interesse e que seja usual, são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de colocar uma ideia em prática. Pesquisar o mercado, os custos e tentar criar uma perspectiva de retorno, ajudam, de fato, na execução da mesma.

Para Igor, há muitas técnicas que ajudam no processo de realização dessas ideias. “Há três fatores que deve ser levados em consideração, formando um tripé de sustentação para um produto/serviço sair do papel: desejabilidade, executabilidade e a rentabilidade”, explica. Ele ainda ressaltou que o contato com os possiveis clientes, através de pesquisas quantitativas, qualitativas e etnográficas, enriquece o trabalho de desenvolvimento de uma ideia, porque permite ao empreendedor ver, pensar e sentir quais as expectativas sobre o produto/serviço que está sendo oferecido.

A palestra se deteve nos processos para a execução de boas ideias, deixando bem claro que uma ideia pensada e não colocada em prática, é apenas uma ideia, um pensamento solto. O que faz ela ser boa mesmo, é o trabalho desenvolvido em torno dela.

Saiba mais sobre a StartUp Brasil: http://startupbrasil.org.br/ 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.


<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>