Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Faces da evolução e da história: Dando vida ao passado com o Blender e o SL

12 de Julho de 2015, 22:06 , por Mariel Zasso - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 626 vezes

  

O designer especialista em reconstituição facial Cícero Moraes converteu crânio de importantes figuras internacionais como Santo Antônio de Pádua, Francesco Petrarca e Gianbattista Morgagni (Foto: Tárlis Schneider)

Um dos destaques da manhã desta quinta-feira, 9, no 16º Fórum Internacional Software Livre (FISL) foi a palestra “Faces da evolução e da história”, ministrada pelo 3D Designer Cícero Moraes. Conhecido por suas reconstruções faciais digitais voltadas a arqueologia, durante o painel, ele abordou as técnicas utilizadas para realizar a Reconstrução Facial Forense (RFF), mostrando vários exemplos de como são aplicadas e o resultado obtido.

A Reconstrução Facial Forense (RFF) é uma técnica de reconhecimento que auxilia na reconstituição. Hoje, há várias ferramentas tecnológicas que nos ajudam a converter o crânio em imagem 3D. O software livre permite que até por meio do smartphone se faça esta conversão em 3D”, afirma Moraes.

Após apresentar a RFF, o palestrante expôs várias reconstruções faciais que realizou para a mostra “FACCE – os muitos rostos da história humana” apresentada em Pádua na Itália, onde além de dezenas reconstruções voltadas à evolução humana também apresentou as faces de Santo Antônio de Pádua, do poeta Francesco Petrarca e do cientista Gianbattista Morgagni.

Com o Santo Antônio de Pádua, o famoso casamenteiro, o conhecimento científico ganhou bastante exposição nacional e internacional na mídia. Ao iniciar o trabalho, não sabíamos de quem se tratava o crânio. Era bastante colorido. Só soubemos de quem era após a conclusão da reconstrução. A maior honra para mim foi fazer o cientista Gianbattista Morgagni. Outra grande conquista foi conseguir animar o Petrarca. Por meio do software livre, animamos a face, permitindo recitar um dos sonetos dele”, conta o designer.

Moraes lançará no mês que vem um e-book gratuito que ensina como fazer reconstrução facial digital para iniciantes. Com o título “Manual de Reconstrução Facial 3D”, o material traz alguns conceitos para quem está nos primeiros passos no trabalho com gráficos 3D no computador. Mais informações podem ser obtidas no site www.ciceromoraes.com.br.

  Assista ao vídeo da palestra

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.


<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>