Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Liberte o seu Android!

7 de Maio de 2014, 15:18 , por Rafaela Melo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 105 vezes
Traduções

 Na primeira manhã de #fisl15 Torsten Grote da FSFE apresentou um relato de sua campanha FreeYourAndroid.org que tem por objetivo mostrar como as pessoas podem ter o total controle dos dispositivos móveis, visto que a NSA e a empresa Google (desenvolvedora do Sistema Operacional Android) utilizam-se de técnicas para rastreamento de dados dos usuários.

"NSA e google querem ter acesso a tudo que você usa e faz em seu celular, mas nós devemos ter o controle e só com software livre isso é possível" afirma o palestrante.

O palestrante conta que tudo começou quando o sistema operacional do seu smartphone aberto foi descontinuado e por não ter outra escolha, decidiu comprar outro modelo com o sistema operacional Android.

"Quando comprei o meu aparelho com o android, vi que todos os aplicativos nativos de fábrica eram proprietários, mas havia muitas comunidades desenvolvedoras de MOD's ou seja, versões livres do Android em que são removidas as aplicações e serviços que capturam dados pessoais" afirma.

Muitos destes MOD's ficaram famosos e vêm sendo utilizados e aprimorados em todo mundo, especialmente na Alemanha. É o caso do Projeto Replicant  baseado no sistema operacional android 100% livre, o que significa que código fonte está disponível para que os usários dentre as tantas liberdades, possam escolher o quê e como querem utilizar os seus dispositivos móveis.

 Após a instalação em seu dispositivo deste MOD, o palestrante publicou a documentação em uma wiki para auxíliar outras pessoas a fazerem o mesmo e teve uma surpresa: "Semanas após a publicação, recebi um e-mail do Richard Stallman elogiando a campanha, mas não era uma campanha e sim algo que fiz por gostar e por uma necessidade" conta Torsten.

E assim surgiu a campanha Free Your Android (Liberte o seu Android) com objetivo de mobilizar pessoas para recuperarem o controle dos seus dispositivos e de seus dados.  

Escrito por Rafaela Melo - Cobertura Colaborativa do #Fisl15


Tags deste artigo: mobile android fdroid

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>