O temário da PGBR 2011 fez uma excelente escolha de temas. É muito difícil escolher qual assistir, de qualquer forma fiz uma seleção de palestras que tentarei assisti. (sem ordem de prioridade e com alguns comentários)
- PostSemantic: Integrando dados legados através de semântica
Está na moda ontologia e Web semântica. Um dos caminhos que para integração de sistemas "autônomos" é uso do SPARQL. Minha apresentação para PGBR tem isso na agenda mas sem a profundidade que o Rodrigo deva abordar. Um projeto interessante de uso do SPARQL e RDF é DBpedia.
- Meu ambiente cresceu e eu não planejei. E agora?
Sempre pensei em apresentar uma palestra dessa. Até rascunhei mas fiquei adiando, adiando termirnar e (finalmente) alguém mais qualificado (Flávio Gurgel) do que eu falará de um assunto tão bacana e que poucos dão atenção (só depois de ver o tamanho da fatura por não ter planejado direito…).
- PostgreSQL Performance Pitfalls
Greg Smith é um dos desenvolvedores do PostreSQL e falará um "pouco" sobre performance. Escreveu um livro recomendadíssimo sobre o tema.
- Viva a Revolução Geoespacial
Para quem acha que Geoespaciais é o Google Maps, Foursquare ou informações de uma galáxia, não perca a palestra do Bueno. Aliás, ele (ao menos para mim) é um dos pioneiros do Postgis no Brasil. Se quiser de autógrafos dele, fale comigo no evento.
- Escalabilidade horizontal com PostgreSQL 9.0 e Pgpool II
Escalabilidade horizontal, Grids e sistemas distribuídos são alguns dos meus temas preferidos. Alguns serviços da "nuvem" de PostgreSQL usam bastante os recursos que serão apresentados pelo Matheus.
Bruce Momjian falará uma das funcionalidades de um banco de dados mais fantásticas de um banco dedados, seja SQL ou não: MVCC.
- PostgreSQL at the center of your dataverse
Implamentação da especificação ISO SQL/MED, talvez o Dave Page fale que é possível buscar informações online do telescópio Hubble.
Locks, locks, deadlocks. O terror de qualquer pessoa que tem envolvimento com banco de dados. Álvaro Herrera falará de um pouco sobre magia negra chamada locks (bloqueios).
- PostgreSQL and Postgres-XC in NTT Group
A NTT é uma empresa de telecomunicações do Japão, vai ser interessante ver o que eles estão fazendo com PostgreSQL para manter seus serviços. Ah, os japoneses são os que mais usam telefone no mundo, imagina quanto um banco de dados é exigido???
- Fazendo uma manada de elefantes passar por baixo da porta
Provavelmente a palestra mais esperada da PGBR 2011. Dicas importantes de sobre hardware, sistemas de arquivos, etc. Recomendado para qualquer um que é ou será responsável por banco de dados, principalmente para sistemas OLTP (Online Transaction Processing) e também, porque é o brasileiro que trabalha com PostgreSQL sensação de 2011. Também conhecido como Telles Demolidor (Homem sem medo).
PS. Autógrafos do Telles, basta agendar comigo.
PS2. Hey, essa é a minha lista de intenção. As outras que não listei aqui serão apresentadas por pessoas de alta qualificação. Qual a sua lista?
0sem comentários ainda