Eu estava planejando migrar algum tempo do Wordpress para o Octopress. Os principais motivos são:
Ruby: Aprender a fuçar um pouco mais no Ruby.
PHP: Deixa o PHP de lado, nada contra em especial. Apenas acho que ele e eu já tivemos um bom relacionamento, às vezes turbulento mas posso afirmar que tivemos bons momentos.
MySQL: Também tivemos um bom relacionamento mas com a mudança de direção depois que ele foi comprado pela SUN e posteriormente pela Oracle. Ora de desbravar outras tecnologias. Tenha calma, não larguei o PostgreSQL!!!
Wordpress: Ele é bem prático de usar mas ter que estar sempre “online” para editar não é algo que me agrade. Ele provavelmente vai continuar sendo um dos principais motores para blog mas a concorrência está cada vez mais acirrada: Twitter, Facebook, Tumblr, etc.
Ah, claro! Sou muito grato à ele, nós nos conhecemos desde a versão 1.5 que tinha uma layout horrível mas atendia bem para o que precisava na época.
Infelizmente eu perdi muito conteúdo que já publiquei, considerando que comecei a escrever num blog em 2002 é muita coisa. Meu blog iniciou com o blosxom que era um script perl rodando em CGI, depois foi para drupal por um breve tempo. Aí entrou o wordpress que foi seu motor por muitos anos…
Agora mais uma mudança de motor:
- Octopress: Ainda aprendendo como ele funciona e adaptando para mantê-lo próximo das funcionalidade que tinha o blog no wordpress. Entenda funcionalidade na perspectiva de você leitor. =o)
Espero em breve postar aqui para vocês algumas diferenças de performance no ponto de vista do internauta, visto que hoje é o meu principal trabalho.
Ah, claro! Deploy dele pode ser por Rsync ou Git. Fantástico!
0sem comentários ainda