Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

LabCEUs divulgam lista de projetos pré-selecionados

10 de Julho de 2015, 0:49, por efeefe - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

O projeto LabCEUs, parceria entre a UFPE e o Ministério da Cultura, tem por objetivo promover ocupações temporárias nos Laboratórios Multimídia dos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados). Recentemente, o projeto realizou a segunda fase de seleção de projetos, que serão desenvolvidos nos próximos meses nos CEUs participantes em todas as regiões do Brasil. A lista dos projetos pré-selecionados foi divulgada nesta semana:

Ocupações de 2 meses

1. Águas Lindas de Goiás (GO)
Docência e Cidadania Planetária
Proponente: Rochelle Patricia da Silva

2. Campo Largo (PR)
Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo
Proponente: Newton Rocha Filho (Goto)

3. Colatina (ES)
Montagem e Manutenção de Horta Orgânica para pequenos espaços e com utilização de materiais reaproveitados
Proponente: Vinicius Souza Violetti

4. Erechim (RS) 
Remixando áudio e tecnologia
Proponente: André Luís de Jesus Pinto

5. Horizonte (CE)
Corpos Conectores
Proponente: Juliana Freitas Ferreira Lima

6. Petrolina (PE)
Mulheres de Terreiro contam suas histórias: Encontros e desencontros das mulheres de Terreiro no município de Petrolina
Proponente: Emanuele Cristina Santos do Nascimento

7. São Félix do Xingu (PA)
Do Acervo Clement ao Memorial Xingu
Proponente: Diego Renato dos Santos Borges

8. Sertãozinho (SP)
Tambores e Ethans Africanos
Proponente: Benedito Luiz Amaro

9. Sete Lagoas (MG)
Canteiro dos Pequis
Proponente: João Batista Carneiro Júnior

10. Sete Lagoas (MG)
Mutirão Agroecológico
Proponente: Marcus Felipe Abreu Maia

Ocupações de 4 meses

1. Colatina (ES)
Ocupação do LabCEUs como Ferramenta na Revitalização do Bairro Colúmbia
Proponente: Jaquelini Scalzer

2. Luís Eduardo Magalhães (BA)
O mundo da Cidadania Maker e Open Source
Proponente: Eduardo Cena Pimentel

3. Petrolina (PE)
#Interligados
Proponente: Adriano Alves dos Santos

4. São Félix do Xingu (PA)
Rádio Poste Kayapó
Proponente: Noé Rodrigues da Silva

5. Sertãozinho (SP)
Criando Jogos Livres em (com) Comunidade(s)!
Proponente: Katharine Rafaela Diniz Nunes

Tags: labceusocupaçõesCategoria: espaçosO projeto LabCEUs, parceria entre a UFPE e o Ministério da Cultura, tem por objetivo promover ocupações temporárias nos Laboratórios Multimídia dos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados). Recentemente, o projeto realizou a segunda fase de seleção de projetos, que serão desenvolvidos nos próximos meses nos CEUs participantes em todas as regiões do Brasil. A lista dos projetos pré-selecionados foi divulgada nesta semana:Ocupações de 2 meses1. Águas Lindas de Goiás (GO)Docência e Cidadania PlanetáriaProponente: Rochelle Patricia da Silva2. Campo Largo (PR)Jardinagem Territorialidade: CEU Campo LargoProponente: Newton Rocha Filho (Goto)3. Colatina (ES)Montagem e Manutenção de Horta Orgânica para pequenos espaços e com utilização de materiais reaproveitadosProponente: Vinicius Souza Violetti4. Erechim (RS)  Remixando áudio e tecnologiaProponente: André Luís de Jesus Pinto5. Horizonte (CE)Corpos ConectoresProponente: Juliana Freitas Ferreira Lima6. Petrolina (PE)Mulheres de Terreiro contam suas histórias: Encontros e desencontros das mulheres de Terreiro no município de PetrolinaProponente: Emanuele Cristina Santos do Nascimento7. São Félix do Xingu (PA)Do Acervo Clement ao Memorial XinguProponente: Diego Renato dos Santos Borges8. Sertãozinho (SP)Tambores e Ethans AfricanosProponente: Benedito Luiz Amaro9. Sete Lagoas (MG)Canteiro dos PequisProponente: João Batista Carneiro Júnior10. Sete Lagoas (MG)Mutirão AgroecológicoProponente: Marcus Felipe Abreu MaiaOcupações de 4 meses


Pre-crime

3 de Julho de 2015, 0:52, por efeefe - 0sem comentários ainda

Dos motivos que me fazem odiar essa coisa das pessoas deixarem de usar email e passarem a usar somente as mensagens particulares do Facebook:

Há pouco recebi uma mensagem de um contato do FB perguntando sobre um texto meu. Colei na caixa da mensagem o link para o ebook Repair Culture cuja versão preliminar eu publiquei há alguns meses. Quando apertei "enter" para enviar a mensagem, o Facebook abriu uma camada por cima de toda a minha tela avisando que eu estava enviando um link perigoso, ou algo assim. Chocado, até esqueci de tirar print, vou fazer isso se acontecer de novo.

Quer dizer que eu estou em uma conversa "particular" com uma pessoa que está em minha rede de contatos (e vice-versa, como é obrigatório no FB), e tento mandar um link para o MEU site, hospedado no MEU servidor, e a empresa estadunidense que propicia nossa conversa decide me colocar em suspeição? E se eu não tivesse certeza de que o link é legítimo? Será que meus links estão sendo bloqueados em outras conversas também?

Ele tem motivos? Bom, o FB me coloca como suspeito porque meu site está em um subdomínio do no-ip, oferecido gratuitamente por uma empresa que também oferece endereços para um monte de sites hospedados em servidores domésticos e amadores pelo mundão afora. É um monte de gente que gerencia seus dados com alguma autonomia (ainda que também relativa), não se enquadra no modelito cloud de internet de consumo. Que insiste em usar a própria conexão à internet para... comunicar-se através da internet. São desobedientes e desajustados, esse pessoal do no-ip. Ou seja: para o Zucka e seus iguais, eu estou em má companhia. E na sociedade atual, andar com gente ruim equivale a ser ruim.

Cara, isso é importante e as pessoas não reparam. É importante demais. As pessoas acham que usando essas redes corporativas estão acessando uma nova dimensão de espaço público. Mas aquilo não é espaço público. São canais de captura de dados que posteriormente serão destrinchados e transformados em dinheiro de alguma forma que pouca gente entende.

Em geral, as pessoas não suportam nem começar essa conversa. É só criticar as "corporações" que um monte de rótulos são colados na nossa boca. É a extensão de uma lógica histérica e fascista, na qual todo dissenso é silenciado ou incorporado. E o pior é a coisa da associação automática. Subdomínio do no-ip e brasileiro? Tem que ser malware. Essa lógica é uma afirmação de tantas outras que nos assombram... tipo "ah, foi estuprada porque estava com aquela roupa provocante". Ou "ah, o cara mora na favela então tem que se acostumar a levar dura (e porrada, e tiro) da polícia".

Por favor amigues, sempre deem preferência para o email para falar comigo. O gmail que é minha conta principal é outra ferramenta infernal de extração de valor com nossa sociabilidade, mas ao menos ele ainda troca mensagens com outros provedores (OK, também com exceções, com restrições, com filtros antispam que devem seguir lógicas bem parecidas ao FB e outras sujeiras similares).

Ou venham me visitar.

Dos motivos que me fazem odiar essa coisa das pessoas deixarem de usar email e passarem a usar somente as mensagens particulares do Facebook:Há pouco recebi uma mensagem de um contato do FB perguntando sobre um texto meu. Colei na caixa da mensagem o link para o ebook Repair Culture cuja versão preliminar eu publiquei há alguns meses. Quando apertei "enter" para enviar a mensagem, o Facebook abriu uma camada por cima de toda a minha tela avisando que eu estava enviando um link perigoso, ou algo assim. Chocado, até esqueci de tirar print, vou fazer isso se acontecer de novo.Quer dizer que eu estou em uma conversa "particular" com uma pessoa que está em minha rede de contatos (e vice-versa, como é obrigatório no FB), e tento mandar um link para o MEU site, hospedado no MEU servidor, e a empresa estadunidense que propicia nossa conversa decide me colocar em suspeição? E se eu não tivesse certeza de que o link é legítimo? Será que meus links estão sendo bloqueados em outras conversas também?


Transformaking - chamada aberta

20 de Junho de 2015, 2:31, por efeefe - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

Transformaking é um evento sobre apropriação crítica de tecnologias, com uma pegada bem próxima das gambiarras e afins. Acontece entre agosto e setembro deste ano na Indonésia, e está com uma chamada aberta para propostas até dia 30 de junho. Mais informações no site do evento.

Tags: eventosmakinghouse of natural fiberhonfCategoria: eventosTransformaking é um evento sobre apropriação crítica de tecnologias, com uma pegada bem próxima das gambiarras e afins. Acontece entre agosto e setembro deste ano na Indonésia, e está com uma chamada aberta para propostas até dia 30 de junho. Mais informações no site do evento.Tags: eventosmakinghouse of natural fiberhonfCategoria: eventos


Ubalab recebe Luciana Fleischman

23 de Maio de 2015, 3:30, por efeefe - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

A partir deste sábado receberemos a visita de Luciana Fleischman. Ela vem ajudar a realização do Tropixel Ciência Aberta, e chega em um momento interessante - Ubalab deve ver novidades nos próximos tempos. Acompanhem por aqui para saber mais.

A partir deste sábado receberemos a visita de Luciana Fleischman. Ela vem ajudar a realização do Tropixel Ciência Aberta, e chega em um momento interessante - Ubalab deve ver novidades nos próximos tempos. Acompanhem por aqui para saber mais.A partir deste sábado receberemos a visita de Luciana Fleischman. Ela vem ajudar a realização do Tropixel Ciência Aberta, e chega em um momento interessante - Ubalab deve ver novidades nos próximos tempos. Acompanhem por aqui para saber mais.A partir deste sábado receberemos a visita de Luciana Fleischman. Ela vem ajudar a realização do Tropixel Ciência Aberta, e chega em um momento interessante - Ubalab deve ver novidades nos próximos tempos. Acompanhem por aqui para saber mais.


Nascentes de Dados da Fumaça

17 de Maio de 2015, 23:10, por efeefe - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---
Repassando a convocatória da Nuvem/Fumaça:

http://nuvem.tk/wiki/index.php/Convocatória_-_Fumaça_Data_Springs

A Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia convida para o encontro Nascentes de Dados da Fumaça- Fumaça Data Springs.
Durante 10 dias de julho, vamos instalar uma rede wifi mesh e um ponto de celular GSM no formato de mutirão,  na Vila da Fumaça, município de Resende-RJ, vizinha ao sítio Nebulosa, onde realizamos diversas atividades.


O encontro está marcado entre os dia 24 de julho e 1 de agosto de 2015.
Até o dia 30 de junho, qualquer pessoa interessada nesta experiência prática poderá se inscrever para colaborar.

Os inscritos contarão com hospedagem em camping e alimentação gratuita.

Introdução

A cada dia nos tornamos mais dependentes de corporações e empresas que controlam o acesso à informação e a comunicação pessoa a pessoa. No entanto, a tecnologia para transmissão de dados a longas distâncias está ao alcance de qualquer uma. Diversas iniciativas ao redor do mundo concretizam um modelo de comunicação que passa pelo cooperativismo, autonomia e comunidade - vide a rede Guifi na Espanha, Free-net em Detroit, EUA, ou Freifunk, na Alemanha.

Visando a difusão desta prática no Brasil, a Nuvem já havia apoiado pesquisas na construção de redes autônomas nos encontros Interactivos de 2012 e 2013. Desta vez, a proposta será de instalar na Fumaça, uma vila de cerca de 1000 habitantes, uma rede wifi que usa tecnologia mesh e que alcance a maior parte das casas. Além disso pretendemos instalar uma rede GSM, para telefonia celular, que permita fazer chamadas via VoIP.

A proposta obteve uma bolsa Commotion, instituição que apoia o desenvolvimento de redes livres em diversas partes do mundo, para compra de equipamentos e despesas do projeto.

Mais detalhes na wiki da Nuvem: Fumaça Data Springs

Inscrições

As inscrições devem ser feitas por esse formulário . Preencha a ficha de inscrição até o dia 30 de junho de 2015. Por limitação de espaço oferecemos apenas 20 vagas por dia. A seleção de participantes será por ordem de inscrição. Antecipe­-se!

A atividade é gratuita, e Nuvem oferece aos participantes inscritos hospedagem em camping e alimentação básica (3 refeições). Os alimentos deverão ser preparados pelxs participantes. A participação não é obrigatória em todos os dias do encontro, podendo-se escolher períodos de no mínimo 4 dias.

https://brunovianna.typeform.com/to/nZOO8F

Atividades e oficinas

Além da própria instalação das redes, buscamos quem queira propor atividades e oficinas, voltadas principalmente para a comunidade da Fumaça, que tirem proveito da rede interna da vila e da nova conexão com a Internet. É de grande interesse a capacitação local para o cooperativismo e autosubsistência econômica. Mas também serão bem vindas propostas voltadas para participantes do encontro.

Cronograma

24 de julho a 01 de agosto
As jornadas de trabalho serão definidas pelas demandas de cada vivência e a dinâmica do cotidiano na Nuvem.

Transporte

O sítio está localizado a 27km da cidade de Resende e só tem acesso para carros off­road ou fuscas. A Nuvem oferece transporte das bagagens a partir do ponto de ônibus mais próximo, a 2km do local das oficinas, uma vez por dia. Os participantes podem ir de ônibus ou deixar carros próprios estacionados junto ao ponto. Serão enviadas instruções detalhadas ao participantes.

A Nuvem pode fornecer carta-convite aos que queiram buscar fundos para transporte.

Recursos e custos, hospedagem e alimentação

Participantes ficarão hospedados em camping. A Nebulosa dispõe de algumas barracas, em quantidade limitada, disponíveis mediante reserva prévia. Esperamos que o sítio disponha de acesso a Internet durante o encontro. Alguns pontos de sítio possuem cobertura de telefonia celular das 4 operadoras. Os alimentos serão comprados previamente pela organização. Será fornecida alimentação básica ovo-lácteo-vegetariana. Alimentos extras deverão ser compradose trazidos pelos próprios participantes. As refeições deverão ser preparadas pelos próprios participantes.

Nuvem

A Nuvem é uma iniciativa para condensar desejos, pessoas, ações e pensamentos, destinada a acolher insurgências vindas de diversas áreas de interesse. Buscamos a autonomia que aponta para a sustentabilidade. Essa autonomia não é somente técnica – geração de energia, redes de comunicação, etc – ela é relativa a todas instâncias possíveis: ambiente, economia, sociedade, cultura, alimentação, saúde, corpo, território. Num contexto onde as cidades se tornam cada vez mais insustentáveis, acreditamos que um espaço rural é o ambiente mais apropriado para essas experiências.

Práticas da Nuvem

A Nuvem é um espaço de convívio e construção coletiva. Para estar conosco você terá que realizar junto a nós as atividades cotidianas: limpeza e organização do ambiente, gestão do lixo, preparo das refeições, e o que for mais necessário para a manutenção de nosso espaço. Ou seja, as micro demandas sustentáveis deverão ser mantidas.

Participantes terão acesso diário aos equipamentos, ferramentas e estrutura comum da Nuvem, podendo deles fazer livre uso dentro das normas básicas de funcionamento e sempre zelando pela manutenção e conservação dos equipamentos, ferramentas e estrutura que utilizar. O espaço e estrutura de trabalho são coletivos, ou seja, serão compartilhados entre xs presentes e pelas atividades desenvolvidas.

Compartilhamento e difusão do conhecimento

Um dos objetivos fundamentais do programa é fomentar o desenvolvimento, a difusão e o livre acesso a novos acercamentos e redes de colaboração e conhecimento, por isso contamos com a colaboração dos/das participantes para a construção de uma documentação das vivências e a publicação do processo e resultados em nossa wiki, sob licenças livres. Proponente que não quiserem sua imagem veiculada nos nossos meios, deverão nos avisar com antecedência: podemos guarantir seu anonimato.

Condições

Ao se inscrever, pressupõe­-se que a/o participante leu e concorda com todos os termos desta convocatória.

Tags: nuvemfumaçawirelesszasfCategoria: eventosprojetosRepassando a convocatória da Nuvem/Fumaça:http://nuvem.tk/wiki/index.php/Convocatória_-_Fumaça_Data_SpringsA Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia convida para o encontro Nascentes de Dados da Fumaça- Fumaça Data Springs.Durante 10 dias de julho, vamos instalar uma rede wifi mesh e um ponto de celular GSM no formato de mutirão,  na Vila da Fumaça, município de Resende-RJ, vizinha ao sítio Nebulosa, onde realizamos diversas atividades. O encontro está marcado entre os dia 24 de julho e 1 de agosto de 2015.Até o dia 30 de junho, qualquer pessoa interessada nesta experiência prática poderá se inscrever para colaborar.Os inscritos contarão com hospedagem em camping e alimentação gratuita.IntroduçãoA cada dia nos tornamos mais dependentes de corporações e empresas que controlam o acesso à informação e a comunicação pessoa a pessoa. No entanto, a tecnologia para transmissão de dados a longas distâncias está ao alcance de qualquer uma. Diversas iniciativas ao redor do mundo concretizam um modelo de comunicação que passa pelo cooperativismo, autonomia e comunidade - vide a rede Guifi na Espanha, Free-net em Detroit, EUA, ou Freifunk, na Alemanha.