Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Configurando a tablet Genius Mousepen 8x6 no Karmic amd64

12 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2744 vezes

Depois que voltei para a Bahia, entrei num clima cultural e passei a me interessar mais profundamente em aprender a desenhar. Meu irmão mais novo é artista plástico e tenho um tio ceramista. Enfim, a família toda tem um pezinho nas artes - deve ser por isso que meu sobrenome é Duarte. :D
Pois bem, como não podia deixar de ser, queria já começar a mexer com as artes de forma digital e o GNU/Linux oferece uma série de ferramentas para isso: GIMP, Inkscape, TuxPaint, Synfig Studio, entre outros. Mas todos sabem que desenhar com mouse é uma tarefa inglória. Para essas situações, existe uma importante interface: a tablet ou mesa digitalizadora.
Comecei a pesquisar sobre o GIMP, quando encontrei o blog do conhecido quadrinista e ilustrador mineiro Mozart Couto (http://blogdodesenhador.blogspot.com/). Ele se tornou um dos usuários ardorosos do nosso querido GIMP, tanto na plataforma GNU/Linux como na "outra". Lá no blog constam muitas dicas, técnicas e tutoriais para que quer usar ferramentas de arte digital.
Através das dicas dele decidi adquirir uma tablet Genius Mousepen 8x6, que possui suporte no Linux através do código disponível aqui: http://code.google.com/p/linuxgenius/downloads/list
Lá está disponível também um binário (.deb) para a arquitetura i386. Porém, meu notebook usa o Ubuntu 9.10 amd64, então tive que ir pelo caminho mais difícil: compilar.
Depois de aventuras e desventuras, consegui fazer o bichinho funfar. Coloquei no blog do Mozart Couto um comentário citando os tutoriais que segui:

"Olá, Mozart!
Venho acompanhando há alguns meses suas postagens sobre o GIMP e tablets, inclusive graças a estes posts comprei uma tablet da "mais barata". Lamentavelmente a instalação fácil não funciona para mim, pois uso Ubuntu 9.10 em arquitetura de 64 bits, para a qual ainda não existe pacote pré-compilado (.deb). Portanto, precisei pegar o código fonte e compilar "na unha". O modo de fazer isso está explicado em http://digitalbluewave.blogspot.com/2008/10/genius-wizardpen-with-intrepid-ibex.html. Embora se refira a uma versão antiga do Ubuntu, se aplica perfeitamente ao 9.10. A diferença está somente na questão da arquitetura: ao compilar o driver, o diretório indicado no comando ./configure deve ser /usr/lib64/xorg/modules, e não /usr/lib/xorg/modules, como consta no tutorial. (informação de http://www.linuxquestions.org/questions/linux-embedded-78/genius-mousepen-8x6-688607/). Eu já havia instalado o GIMP com GPS + Painter, agora com o tablet vou começar a trabalhar junto com meu irmão, que é artista plástico. Obrigado pelas dicas!"

A tablet não funcionou de primeira, mas ao desplugá-la da porta USB e plugá-la novamente, funcionou perfeitamente. Estou adorando meu novo brinquedinho e devo começar logo, logo a produzir minhas "artes". :D Mas, por enquanto, estou treinando com lápis e papel do mundo "real".

Abraços livres!


1Um comentário

  • Vadertux minorSozza
    5 de Dezembro de 2010, 19:58

    Boa dica

    Excelente dica amigo, também estou trabalhando com o tablet para ilustrar algumas tirinhas de humor.

    Depois publique seu trabalho para vermos.
    []'s


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.