Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Thiago Avelino
Tela cheia

Cidade nos EUA usa Twitter para comunicação com cidadãos

9 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 720 vezes

Os cidadãos de San Francisco, nos Estados Unidos, sempre consideraram a resposta a seus problemas urbanos muito lerda. Para tentar tornar o canal de comunicação entre cidadão e poder público menos burocrático, o prefeito Gavin Newsom e o co-fundador do Twitter, Biz Stone, anunciaram um serviço especial no Twitter, no qual as pessoas poderão mandar qualquer tipo de mensagem, de reclamações a sugestões, além de dúvidas.

Moradores poderão falar de veículos abandonados, pichações, limpeza de ruas, buracos, problemas com lixo, barulho e outros. Segundo o site TechCrunch, basta seguir o usuário do Twitter de nome @SF311, pois ele agora é o canal oficial na internet dos cidadãos com sua administração pública. O número 311 é para onde ligam os cidadãos para esclarecer os mesmos tipos de casos.

A parte prática do serviço é a possibilidade de enviar vídeos e imagens dos problemas. Ao enviar uma mensagem direta para o @SF311, este retornará instantaneamente um número de serviço, já que há um membro da equipe da prefeitura dedicado em sanar os problemas vindos desse canal.

E para organizar todas essas informações, rastreando e arquivando todos os chamados, a prefeitura de San Francisco está utilizando a ferramenta CoTweet, que age como um CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa plataforma suporta tanto a comunicação de marketing como atendimento ao consumidor, utilizando o Twitter.

O blog da plataforma CoTweet informa que, segundo o prefeito Gavin Newsom, San Francisco está “mudando o jeito com que as cidades se conectam com seus moradores”.

Geek


Fonte: http://www.avelino.us/2009/06/09/cidade-nos-eua-usa-twitter-para-comunicacao-com-cidadaos/

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.