Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Antonio Terceiro - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob GNU FDL

Saga Libreboot no T400: continuação.

8 de Dezembro de 2016, 19:37, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Hoje, dia 8 de dezembro de 2016, eu finalmente consegui o Pomona 5252 (soic16) =D . Aproveitando minha participação no PHPConference, em Osasco/SP, eu aproveitei pra retirar em mãos produto. Eu combinei com o vendedor para ele me entregar lá na catraca da estação de metrô Pedro II, então eu saí de osasco as 11:30, e depois de várias interpéries, passando por uma conexão na barra funda (de trem pra metrô), cheguei exatamente no horário marcado lá (13:30), cheguei na verdade 13:21. Alguns minutos depois, o cara chegou e eu entreguei pra ele (que estava fora da catraca e eu dentro da catraca) a quantia de 310 reais (esse troço é raro e caro pq é banhado a outro dentro dela) (antes dele me entregar o pomona). fiquei meio pensativo se ele se virasse e ia embora, ele estava de capacete e poderia subrir de boa na moto e ja era. mas ainda bem que ele foi de boa =D peguei o pomona e voltei pra osasco... hahaha!

 



Libreboot no T400 (novo desafio)

5 de Dezembro de 2016, 20:39, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

30/11/2016 - Meu T400 chegou hoje (ontem) de manhã =) próximo passo é comprar uma BeagleBoneBlack (v.C) e fazer os procedimentos que a Leah deixo pra instalar o libreboot.

é um passo a mais pois no X60 é via software apenas faz, mas com o T400 é via hardware externo. =S farei um tutorial de eu fazendo (como video) e eu posto aqui.

05/11/2016 - Minha BeagleBone Black Rev.C chegou =) felizão. Já estou fazendo os testes e por enquanto tá 100% q nem na imagem. Logo logo eu tiro a BIOS fechado que nao deixa eu usar a placa Wifi que eu quiser pelo libreBoot (pra T400).

só falta o Pomona 5252 agora. e custa muito caro, 350 conto =S

(continua...)



[Sobre Distribuições GNU com kernel Linux]

6 de Setembro de 2016, 13:00, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Algo interessante de se mostrar para você saber diferenciar cada uma. são 3 'grupos': comerciais ($), 100% livres e o meio termo entre os dois:

 

Ubuntu Server, Azure, Red Hat, Suse = são distribuições Comerciais (grana$$$, open source) e existem empresas comerciais por trás gerenciando tudo.

Elas não vendem o sistema operacional... elas vendem o serviço de suporte que o sistema irá proporcionar.São alternativas ao Windows e MacOSX e geralmente são utilizados em servidores mas podem ser utilizados também para desktop com suas versões desktop (ubuntu desktop, centOS, fedora e openSuse).

 

---------------------------

gNewSense, Trisquel, dragora = São distribuições 100% livres, para quem se preocupa com privacidade, ética e outras coisas. Software Livre e grátis (apesar que você pode cobrar por um cd que você vende na internet ou fazer uma empresa que cobre pelo suporte, assim como acontece no SUSE, Rede Hat, Mandriva ou Ubuntu, mas o objetivo não é esse). (mais sobre distribuições 100% livres em http://www.gnu.org/distros/free-distros.html );

---------------------------

Debian = é um meio termo... ele vem por padrão 100% livre (tudo software livre), porém, você pode adicionar a qualquer momento algum software não-livre, um blob, ou coisas que não são livres que você precisa para fazer funcionar alguma coisa (flash ou driver de vídeo ou wifi) que o próprio repositório do debian permite (non-free e contrib). Não há uma empresa por trás do Debian, o que tem é uma comunidade que adora o debian como o sistema operacional universal. Ele não roda em cima do kernel linux apenas, ele tbm roda sobre o kernel do FreeBSD e sobre o (ainda inacabado) GNU HURD. Tem até uma versão do debian (com outro nome) que roda em cima do kernel SunOS, do Solaris, chamado Dyson. escolha a sua.



Searx

3 de Agosto de 2016, 22:46, por Wellton Costa de Oliveira - 22 comentários

Você que usa duckduck e está se sentindo incomodado pelo fato dele fazer parceria com o yahoo e agora o yahoo foi comprado pela varizon e tudo pode acontecer??? Existe o searx (A privacy-respecting, hackable metasearch engine - https://github.com/asciimoo/searx ), um meta-buscador software livre feito na linguagem Python e que pode ser instalado em seu computador. A melhor alternativa de todas.

Abaixo eu mostrarei como instalar através de um tutorial passo a passo o searx em seu computador. Mas antes de mostrar o passo a passo da instalação, veja a arquitetura de um meta-buscador (metasearch), tipo o Searx:

 

Mãos na massa! Inicialmente, o site é este: https://asciimoo.github.io/searx/

Para resumir, faça os passos abaixo para instalá-lo em sua máquina (caso use gNewSense ou Debian):

1 - sudo apt-get install git build-essential libxslt-dev python-dev python-virtualenv python-pybabel zlib1g-dev libffi-dev libssl-dev

2 -cd /usr/local

3 - sudo git clone https://github.com/asciimoo/searx.git

4 - sudo useradd searx -d /usr/local/searx

5- sudo chown searx:searx -R /usr/local/searx

6 - sudo -u searx -i
 
7 - cd /usr/local/searx
 
8 - virtualenv searx-ve
 
9 - . ./searx-ve/bin/activate
 
10 - ./manage.sh update_packages
 
11 - python searx/webapp.py
 
e pronto... agora você pode entrar no navegador e digitar http://localhost:8888

Veja como ele fica abaixo. No Searx, em preferências, você pode escolher quais motores de busca usar ou não.
 
Realmente, nós aprendemos muito quando estamos indo contra a maré =)
  
att
 
ps; Caso tenha que acessar o searx de outro computador que não seja o seu, você pode usar o http://searx.me 

 

 

 

Você pode também mudar o tema do Searx. É só ir em preferências (canto superior direito) e escolher o tema lá em baixo. Esse aqui é o tema Pointhi.




Nextcloud Music no meu servidor

2 de Agosto de 2016, 16:20, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Nextcloud Music rolando músicas do Criolo em minha própria nuvem =)