Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Antonio Terceiro - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob GNU FDL

A "nova" Revolução dos Sistemas Operacionais (Era do Microkernel)

8 de Novembro de 2017, 13:27, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Hoje estava pesquisando sobre o novo sistema operacional do Google (FuchsiaOS) e este possui o Microkernel Magenta. Foi quando achei a matéria "O que aconteceu com o Hurd? - A história do Sistema Operacional GNU" http://qttr.at/1zru. E acabei fazendo o pequeno texto abaixo sobre minha visão sobre tudo isso.

só para contextualizar: o Hurd é o Kernel original do sistema operacional GNU. mas por conta da demora para a liberação da licença do Mach (microkernel), por conta da escolha da arquitetura microkernel (100% dificil de fazer), e por conta do processo do BSD pe09la AT&T e todos os esforços dos desenvolvedores de kernel foram para o pequeno projeto de um estudante lá da Finlandia chamado Kernel Linux, todos "abandonaram" o Hurd pela demora e o BSD por conta do processo. 

Kernel Linux utiliza a arquitetura do UNIX (1969), que é um kernel monolítico, e todos sabem que este tipo de arquitetura vai entrar em colapso num futuro nao tao longe... sabendo disso, o Google estará acabando com o projeto Android (kernel Linux) e o projeto ChromeOS (kernel Linux) e vão "unir" os dois em um novo projeto chamado FuchsiaOS (que usa um novo kernel com arquitetura microkernel chamado Magenta).

Futuro: Magenta (nao sei se será software livre), Minix (software livre) e Hurd (do GNU), até agora... talvez novos microkernels irão aparecer, mas colegas, estamos vivendo exatamente na transição de arquitetura de sistemas operacionais.

Microsoft e Apple já usam uma mistura de arquiteuras (parte Microkernel, parte Monolítico), é o que eles chamam de Kernel Híbrido.

Microsoft contratou um dos professores pesquisadores da CMU (Carnegie Mellon University) responsável pelo Microkernel Mach para fazer o Windows New Technology (NT) que é híbrido.

A então empresa NextComputer do Steve Jobs (in-memorian), empresa criada quando este foi expulso da própria empresa (Apple) contratou o outro professor pesquisador da CMU também responsável pelo Microkernel Mach para fazer o sistema operacional de kernel híbrido chamado NextStep (parte BSD, parte Mach), que posteriormente se transformou no MacOSX, quando Apple comprou a NextComputer e junto a recontratação de Steve Jobs.

Eles estão seguros, o Google sabe que não está seguro com kernel monolítico, encabeçada pela Linux Foundation.Eu particularmente aguardo com esperança o Hurd para completar 100% o Sistema Operacional GNU. Pretendo estudar sobre Microkernel de maneira mais aprofundada para tentar contribuir com alguma coisa no futuro com o Hurd.



Dividindo Terminal na mesma janela com Terminator

19 de Outubro de 2017, 13:53, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

O Terminator é um terminal que permite vc dividi-lo como quiser, na vertical ou na horizontal, fica mto bom para mostrar coisas na mesma janela.

Ele está no Debian, é só fazer: 

apt install terminator

Aqui estão alguns comandos que ajudam a utiliza-lo.

 

  • Ctrl-Shift-E: Divide o terminal verticalmente
  • Ctrl-Shift-O: Divide o terminal horizontalmente
  • Ctrl-Shift-W: Fecha o terminal ativo
  • Ctrl-Shift-P: Muda o foco para o terminal anterior
  • Ctrl-Shift-N: Muda o foco para o terminal seguinte
  • Ctrl-Shift-Q: fecha a janela do Terminator
  • F11: Põe o terminator em fullscreen.

att

 

 



SEARX entrou no Debian Buster =)

2 de Outubro de 2017, 21:10, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

O Metabuscador Searx (software Livre) (postei o que é o searx aqui: https://softwarelivre.org/wellton/blog/searx ) entrou no Debian Buster ( https://packages.debian.org/buster/searx ).

um pequeno tutorial de como instalar searx no debian Buster:

1) sudo apt install searx

2) sudo mkdir /etc/searx

3) sudo cp /usr/share/doc/searx/examples/settings.yml.gz /etc/searx/

4) cd /etc/searx

5) sudo gzip -d settings.yml.gz 

6) searx-run

7) no navegador: http://localhost:8888

8) pronto =) agora é só configurar para o que vc quer e usar: http://localhost:8888/preferences

observação: caso vc nao possa fazer isso, acesse a instância https://searx.me

observação2: se preferir, use os comandos juntos:

sudo mkdir /etc/searx && sudo cp /usr/share/doc/searx/examples/settings.yml.gz /etc/searx/ && cd /etc/searx && sudo gzip -d settings.yml.gz && 

abaixo tem algumas imagens. 

Até a próxima. Software livre te respeita.

 

Photo 2017 09 21 08 07 44

Photo 2017 09 21 08 18 41



Saga Libreboot no T400: continuação.

8 de Dezembro de 2016, 19:37, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Hoje, dia 8 de dezembro de 2016, eu finalmente consegui o Pomona 5252 (soic16) =D . Aproveitando minha participação no PHPConference, em Osasco/SP, eu aproveitei pra retirar em mãos produto. Eu combinei com o vendedor para ele me entregar lá na catraca da estação de metrô Pedro II, então eu saí de osasco as 11:30, e depois de várias interpéries, passando por uma conexão na barra funda (de trem pra metrô), cheguei exatamente no horário marcado lá (13:30), cheguei na verdade 13:21. Alguns minutos depois, o cara chegou e eu entreguei pra ele (que estava fora da catraca e eu dentro da catraca) a quantia de 310 reais (esse troço é raro e caro pq é banhado a outro dentro dela) (antes dele me entregar o pomona). fiquei meio pensativo se ele se virasse e ia embora, ele estava de capacete e poderia subrir de boa na moto e ja era. mas ainda bem que ele foi de boa =D peguei o pomona e voltei pra osasco... hahaha!

 



Libreboot no T400 (novo desafio)

5 de Dezembro de 2016, 20:39, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

30/11/2016 - Meu T400 chegou hoje (ontem) de manhã =) próximo passo é comprar uma BeagleBoneBlack (v.C) e fazer os procedimentos que a Leah deixo pra instalar o libreboot.

é um passo a mais pois no X60 é via software apenas faz, mas com o T400 é via hardware externo. =S farei um tutorial de eu fazendo (como video) e eu posto aqui.

05/11/2016 - Minha BeagleBone Black Rev.C chegou =) felizão. Já estou fazendo os testes e por enquanto tá 100% q nem na imagem. Logo logo eu tiro a BIOS fechado que nao deixa eu usar a placa Wifi que eu quiser pelo libreBoot (pra T400).

só falta o Pomona 5252 agora. e custa muito caro, 350 conto =S

(continua...)