Viva o Linux - Porque nós amamos a liberdade! A melhor comunidade para se aprender Linux do Brasil.
Shell-Script: Script para Backup Banco Firebird
10 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEste script foi criado para utilização de backup e restauração de banco de dados do Firebird, aqui na empresa onde trabalho utilizamos sistema de gestão comercial iSolidus, e para a segurança do banco é necessário sempre realizar uma limpeza, checagem de erros, e criar um backup. Caso tenha mais algum usuário que utilize banco de dados do Firebird, acredito que funcionara normalmente.
Open Your Minds!
Shell-Script: Script para Backup Banco Firebird
10 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEste script foi criado para utilização de backup e restauração de banco de dados do Firebird, aqui na empresa onde trabalho utilizamos sistema de gestão comercial iSolidus, e para a segurança do banco é necessário sempre realizar uma limpeza, checagem de erros, e criar um backup. Caso tenha mais algum usuário que utilize banco de dados do Firebird, acredito que funcionara normalmente.
Open Your Minds!
Shell-Script: Script para Conexão Automática com Internet a Rádio
9 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEste pequeno, porém útil script automatiza a conexão do usuário com o seu serviço de Internet via rádio. Ele faz uso do Wget e traz bastante conforto ao usuário, que não precisa se autenticar ao inicializar a máquina. Para quem utiliza serviços de compartilhamento, como P2P, por exemplo, e deseja começar a baixar e a disponibilizar conteúdo ao ligar a sua máquina, é algo primordial.
Os provedores de sinal a rádio, via de regra, utilizam Sistemas de Autenticação de Usuários, não sendo comum amarrar o usuário ao MAC da placa de rede, como acontece comumente com o provedor de sinal a cabo. Isto traz uma série de pequenos aborrecimentos, pois o usuário que coloca a sua máquina em modo de autenticação automática já o faz por não querer enfrentar no dia-a-dia o tédio de ficar se autenticando. Se você é um usuário que faz uso extensivo de P2P, como eu, por exemplo, ao se esquecer de autenticar você perderá precioso tempo na baixa ou na disponibilização de conteúdo, já que o tráfego só será possível quando houver a autenticação junto ao provedor do sinal. Por isso que desenvolvi este pequeno script: ele evita este contratempo e permite que se utilize a máquina assim que esta é ligada, para quem a deixa com "Auto Logon", como eu. Fica aqui, porém um alerta: ao deixar a máquina com "Logon Automático", evite utilizar o root para isto. Eu utilizo a máquina com um usuário sem qualquer privilégio, nem mesmo SUDO habilitado. Coloque o script no AutoStart do seu ambiente gráfico, para maior conforto. No caso do KDE, basta copiá-lo para "~/.kde/Autostart".
O script é bem espartano. Ele começa definindo variáveis para uso privado; depois ele invoca o WGet com alguns parâmetros, os quais discorrerei brevemente:
-T: tempo entre as tentativas de conexão do Wget; -t: número de tentativas. Aqui é redundante (propositalmente), já que o script executa o Wget em laço (while, com um teste absurdo, inatingível (= "1234"));
--post-data 'user=Muser&password=Mpassw': este método é o que faz o Wget autenticar no provedor. Equivale a um GET com parâmetros (strings) em um server CGI ou similar; observe que são passados os dados do usuário, como se se estivesse abrindo a página do provedor e nele se autenticando;
--delete-after: deleta qualquer conteúdo baixado do servidor. Apenas para evitar acúmulo, já que os objetos (via de regra, páginas) são pequenos;
--no-check-certificate: evita a checagem de Certificados no provedor. Garante um complicador a menos, já que alguns servers vão negar a conexão, se houver algum problema nos Certificados deste; e
Por fim, se você tiver problema para autenticar, já que alguns sítios checam a identidade do solicitante e negam solenemente conexão a qualquer "browser" que não seja Mozilla ou "IE...", tente usar o parâmetro --user-agent ou, parâmetro curto, -U com a variável $Magent. Nos meus testes o sistema conectou sem o parâmetro -U (ou --user-agent), mas fica o aviso: pode ser necessário. Deixei-o no código por isso mesmo.
Bom proveito e boa navegação. E não deixe de ver o Man do Wget, caso reste alguma dúvida.
:-))
Morvan, Usuário Linux #433640.
Shell-Script: Script para Ler código de barras serial e jogar no buffer do teclado
9 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários ainda<p>Este Script foi desenvolvido através da colaboração entre amigos usuários do grupo OeSC-Livre -> www.oesc-livre.org<br> <br> Sua função é ler o código de barras de um secanner e inserir o código de barras lido no buffer do teclado, ou seja, onde o cursor do mouse estiver posicionado. Seja no gedit, no sistema de consulta de estoque, no ERP ou em qualquer outro aplicativo.<br> <br> Consideramos o leitor de código de barras (scanner) esteja conectado á porta serial com01 (/dev/ttyS0).<br> Nosso pré-requisito é instalar o pacote xvkbd que é um keyboard virtual para o X.</p>
Shell-Script: Backup diario rotativo MySQL + Backup semanal mantendo uma cópia local e remota
9 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEste Script foi criado Inicialmente para realizar o Backup no Ubuntu Server da tabela do cacti no Mysql.
Porém ele pode ser utilizado para realizar o Backup de qualquer tabela do Banco Mysql.
O script cria um Backup da tabela diariamente (de Segunda à Sábado) que é sobrescrito na semana seguinte com o NomeDaTablea+DiaSemana e cria também um Backup semanal, no caso no Domingo com o nome da tabela, dia do mês, mês, ano e dia da semana.
Após ser gerado é mantido um Backup Local e é enviado uma copia para uma pasta compartilhada em um servidor Windows.
Para utiliza-lo, abaixe o arquivo e ajuste as variáveis de acordo com a realidade do seu ambiente (Com o intuito de facilitar o entendimento todo o código está comentado).
De permissão de execução
#chmod +x MySql_Backup.sh
Instale o SMBFS para poder realizar a montagem da partição Windows no servidor Linux
#apt-get install smbfs
E por último faça o agendamento no cron.
# contrab -e
Insira a linha abaixo para a execução do script todos os dias as 18 horas.
0 18 * * * DiretórioOndeEstáOScript/MySql_Backup.sh