Radionovela é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas que acompanhavam o enredo) e projetaram uma série de radio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão.
A primeira radionovela transmitida no Brasil foi Em busca da Felicidade, original cubano de Leandro Blanco com adaptação de Gilberto Martins.Também são consideradas pioneiras as radionovelas “Fatalidade”, pela Rádio São Paulo e escrita por Oduvaldo Vianna e a radionovela "Mulheres de Bronze", baseada num folhetim francês.
FONTE: www.wikipedia.com
FOTOS: www.google.com/radionovela
Radio novela: “Perdidos na Ilha”.
Produção elaborada pelos estudantes de Comunicação Social da UNEB:
Edilaine Pinheiro,
Jatanael Cerqueira,
Luana Rocha,
Rilzimar Carneiro,
Verena Borges,
Teones Araújo.
Sinopse: Um grupo de amigos de Belém viaja para a Ilha de Marajó para aproveitar o recesso escolar. O passeio estava tranqüilo e divertido. Mas a noite chove uma forte trovoada e no dia seguinte os amigos ficam perdidos no meio do mato. O acampamento de férias se torna uma batalha pela sobrevivência na mata selvagem. Não tem sinal de celular, a comida estragou na chuva, o nível do rio subiu, eles não sabem como sair...
0sem comentários ainda