Lablivre venceu em duas categorias no Prêmio nacional de comunicação e justiça
2 de Julho de 2015, 10:31 - sem comentários aindaO Lablivre (laboratório de tecnologias livres) vinculado ao projeto UFPa 2.0 venceu o Prêmio nacional de comunicação e justiça nas categorias inovação e júri popular, a premiação foi entregue no dia 19/06 em Belo Horizonte durante o evento do CONBRASCOM 2015 que reuniu o setor de comunicação de todo o poder judiciário.
Na grande final o aplicativo desenvolvido pelo Lablivre em conjunto com o TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região) para a campanha de trabalho seguro derrotou os projetos do TSE e do TRT do Rio Grande do Sul, além de ser escolhido pelo júri popular como o principal vencendor em todas as categrias do evento. É um orgulho muito grande para nossa equipe que em tão pouco tempo e vida já acumulamos duas importantes premiações pelos trabalhos desenvolvidos.
Link: http://www.trt8.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5165
Debate sobre TI e Movimentos Sociais reúne ativistas no FISL
10 de Maio de 2014, 10:43Cerca de 20 participantes do FISL15 debateram neste sábado (10) pela manhã as possibilidades de desenvolvimento de software para movimentos sociais. O encontro reuniu desenvolvedores e militantes de movimentos sociais com objetivo de iniciar uma articulação em torno do tema.
A troca de experiências, compartilhamento de recursos e posicionamento político da tecnologia de informação foram colocados como fatores fundamentais dentro da articulação.
A comunidade Tecnologia da Informação e Movimentos Sociais, dentro da rede softwarelivre.org, será usada para reunir os participantes e iniciar a construção de um manifesto.
Para participar, basta se cadastrar no softwarelivre.org e entrar nesta comunidade.
Encontro Comunitário de TICs e Movimentos Sociais acontece no sábado
5 de Maio de 2014, 10:41Na manhã do dia 10 de maio, às 9:00h, acontecerá pela primeira vez no FISL o encontro comunitário de Tecnologia da Informação e Movimentos Sociais. O objetivo do evento é reunir programadores e ativistas do software livre que desenvolvam sistemas junto aos movimentos sociais populares.
O encontro é uma iniciativa da Cooperativa EITA e faz parte de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ.
Se você desenvolve sistemas de informação para movimentos sociais, presta assessoria técnica, ou participa de alguma forma de iniciativas de TI para transformação da sociedade, participe deste encontro!
Veja mais informações em http://e.eita.org.br/fisl15.
Proposta de Encontro Comunitário - TI e Movimentos Sociais
23 de Março de 2014, 15:40 - sem comentários aindaÉ inegável a importância que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possuem hoje dentro dos movimentos sociais. Seja na sua organização interna, seja na comunicação externa, ou ainda na busca de informações para análise de conjuntura, questionar o modelo de desenvolvimento posto em nosso país passa necessariamente por usar as armas do inimigo. Talvez a principal dela sejam as TICs.
É inegável também a baixa importância dada a este tema dentro dos movimentos sociais. Seja por falta de capacidade técnica, por medo do desconhecido, ou ainda pela alta prioridade de outros assuntos ligados à própria sobrevivência dos movimentos (e de seus militantes), o tema do uso e produção de tecnologias de informação acaba sendo centralizado por poucas pessoas, parceiros dos movimentos, de modo que o debate não é internalizado nas organizações.
Diante disso, estamos propondo a realização do I Encontro Comunitário sobre TICs e Movimentos Sociais.
Os objetivos do Encontro Comunitário são:
- Apresentar a proposta de debater o uso de TICs nos Movimentos Sociais
- Trocar de experiências sobre TICs, Software Livre e Movimentos Sociais
- Criação de uma comunidade sobre o assunto
- Preparação para o 1o Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação e Movimentos Sociais
- Como se trata de um encontro inicial, 1 sessão parece ser adquada.
- Pessoas que trabalhem com TICs dentro dos movimentos sociais;
- Pessoas de universidade, cooperativas ou empresas públicas que façam assessoria de tecnologia para movimentos sociais
- Interessados no tema em geral
- Estimativa de público: 15 pessoas
- A divulgação será feita a partir de contatos já estabelecidos para a realização do encontro nacional de TICs e Movimentos Sociais, além de uma ampla divulgação em redes sociais.
- Por enquanto, trocamos ideias por aqui
- Após o encontro, o objetivo é criar uma lista de discussão com os participantes, e ir agregando outros intessados
- Alan Tygel - Doutorando em Informática (PPGI/UFRJ) e Cooperado da EITA - alantygel@ppgi.ufrj.br
- Rosana Kirsch - Cooperada da EITA - Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão - rosana@eita.org.br