É inegável a importância que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possuem hoje dentro dos movimentos sociais. Seja na sua organização interna, seja na comunicação externa, ou ainda na busca de informações para análise de conjuntura, questionar o modelo de desenvolvimento posto em nosso país passa necessariamente por usar as armas do inimigo. Talvez a principal dela sejam as TICs.
É inegável também a baixa importância dada a este tema dentro dos movimentos sociais. Seja por falta de capacidade técnica, por medo do desconhecido, ou ainda pela alta prioridade de outros assuntos ligados à própria sobrevivência dos movimentos (e de seus militantes), o tema do uso e produção de tecnologias de informação acaba sendo centralizado por poucas pessoas, parceiros dos movimentos, de modo que o debate não é internalizado nas organizações.
Diante disso, estamos propondo a realização do I Encontro Comunitário sobre TICs e Movimentos Sociais.
Os objetivos do Encontro Comunitário são:
- Apresentar a proposta de debater o uso de TICs nos Movimentos Sociais
- Trocar de experiências sobre TICs, Software Livre e Movimentos Sociais
- Criação de uma comunidade sobre o assunto
- Preparação para o 1o Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação e Movimentos Sociais
- Como se trata de um encontro inicial, 1 sessão parece ser adquada.
- Pessoas que trabalhem com TICs dentro dos movimentos sociais;
- Pessoas de universidade, cooperativas ou empresas públicas que façam assessoria de tecnologia para movimentos sociais
- Interessados no tema em geral
- Estimativa de público: 15 pessoas
- A divulgação será feita a partir de contatos já estabelecidos para a realização do encontro nacional de TICs e Movimentos Sociais, além de uma ampla divulgação em redes sociais.
- Por enquanto, trocamos ideias por aqui
- Após o encontro, o objetivo é criar uma lista de discussão com os participantes, e ir agregando outros intessados
- Alan Tygel - Doutorando em Informática (PPGI/UFRJ) e Cooperado da EITA - alantygel@ppgi.ufrj.br
- Rosana Kirsch - Cooperada da EITA - Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão - rosana@eita.org.br
0sem comentários ainda