Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

I Semana de Software Livre da USP

6 de Dezembro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | No one following this article yet.

Oficina Mapas Livres na Web

20 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido
Vitor George, Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro atuante da comunidade Mapas Livres / OpenStreetMaps.

Saiba Mais:

O OpenStreetMap é o verdadeiro mapa livre do mundo. Este projeto possibilita mapear e redistribuir de maneira aberta informações geo-espaciais de qualquer canto do planeta. Serão apresentadas as tecnologias que possibilitaram a existência OpenStreetMap, o estado atual do mapa e conceitos de edição.

Mains informações em: mapaslivres.org  e twitter.com/mapaslivres

Sobre o palestrante:

Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi Trainee e Assistente Técnico de Logística no Grupo Gerdau, onde desenvolveu projetos especiais de logística utilizando Simulação e Seis Sigma. Foi consultor de transporte urbano na consultoria Transconsult, do México. Tem quatro anos de experiência em logística e simulação.



Oficina Pentaho

18 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido
Wesley Seidel, pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público na Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV).
Estará presente para ministrar a oficina sobre o Penatho.

Saiba Mais:
Nesta oficina teremos uma rápida introdução sobre alguns dos conceitos que estão envolvidos no desenvolvimento de projetos de Business Inteligence (BI), bem como a construção de um Datawarehouse (DW). Também serão apresentadas as ferramentas da Suíte Pentaho e uma breve descrição de qual etapa do processo da construção de um projeto de BI cada ferramenta desta suíte se encaixa. E pra finalizar, efetuaremos a construção de um pequeno modelo multi-dimensional utilizando algumas das ferramentas expostas.

Sobre o palestrante:

Wesley é graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Pará, especialista em Banco de Dados pela Universidade Federal do Pará, e mestre em Ciência da Computação no pelo IME-USP.
Atualmente é pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público na Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV).
Participa ativamente do desenvolvimento do portal Corretor Gramatical do OpenOffice.org (CoGrOO) Comunidade. 


HackDay BibTeX: Automatizando Referência Bibliográficas com LaTeX

17 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
HackDay BibTeX

O que é um HackDay?

Um HackDay é uma atividade aberta que objetiva a construção de algo (um sistema, uma apresentação, um estudo, uma análise, etc) utilizando-se dados e informações advindas de uma ou mais fontes, transformando-as em informações mais úteis e acessíveis.

Num HackDay todos os tipos de conhecimento são bem vindos e importantes, sejam eles de: programação; design gráfico; editoração; produção acadêmica; método científico; etc.

O que é BibTeX?

BibTeX é uma ferramenta para produção de referências bibliográficas em documentos produzidos utilizando LaTeX.
Seu uso é principalmente focado na produção de artigos acadêmicos, teses e outros documentos no mesmo estilo.
Uma das grandes vantages de se utilizar o bibtex é a fácil padronização e automatização na hora de inserir as referências, e outra grande vantagem é a possibilidade de reutilização de referências já escritas/utilizadas/existentes.

Um exemplo dessa reutilização é o "google books". Ao procurar um livro no google books, no final da página é apresentado um botão "BibTeX" que já exporta a referência bibliográfica do livro procurado pronta para ser inserida no documento em produção.

Mas e o HackDay BibTeX?

Durante este HackDay iremos desenvolver um sistema que permita exportar referências do Dedalus (USP) diretamente para o formato do BibTeX, permitindo assim que seja mais fácil inserir citações e referências advindas do acervo da USP.



Dojo C: "Aprendendo a programar"

17 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido

Você sabe o que é um "Dojo"?

Dojo é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Mas não é deste dojo que estamos falando aqui. Esta atividade será um Dojo de programação - ou Coding Dojo.

Segundo o http://codingdojo.org/: “Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.”[1]

Ele é feito baseado em alguns princípios e regras bem simples.

Princípios

  • Você não precisa saber programar para participar;
  • Você só precisa de vontade de aprender (e um pouquinho de calma);

Regras

  • Pair programming: A programação é feita em duplas. Cada dupla tem um piloto e um co-piloto. Ambos pensam juntos, mas só o piloto digita. Cada par tem um tempo fixo no seu turno (definido no começo do dojo, mas são alguns minutos). Quando esse tempo acaba:
        * O piloto volta para a platéia
        * O co-piloto assume o lugar do piloto
        * Um novo co-piloto vem da platéia
  • Todos devem entender: O piloto e o co-piloto devem sempre explicar em voz alta o que estão tentando fazer para solucionar o problema. Qualquer um na platéia pode pedir explicações se não entender algum raciocínio.

Não é preciso trazer computador (mas é preciso se inscrever previamente!).

Neste dojo utilizaremos a linguagem de programação C.

Se quiser conhecer melhor um dojo, temos este belo exemplo da Universidade Federal Fluminense:

http://henriquebastos.net/2011/03/02/trote-na-uff-dojorio-educacao-2-0/

Esperamos vocês!

[1] http://pet.inf.ufsc.br/dojo/o-que-eh-dojo/



Sabe o que é Linux Containers?

17 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido
Thadeu Cascardo virá a SSL-USP explicar o que é  Linux Containers. Thadeu trabalha no LTC/IBM, com drivers de dispositivos, contribuindo com o kernel Linux

Saiba mais:
A virtualização de máquinas pode ocorrer em vários níveis, desde a virtualização de um servidor HTTP como o Apache VHost até o isolamento de mais de um sistema operacional com hypervisors. Linux Containers é uma tecnologia que permite que um mesmo kernel possa isolar múltiplos espaços de usuários, permitindo vários sistemas com acesso de super usuário.

Mais sobre o palestrante:
Thadeu Cascardo é usuário de software livre há 15 anos, defensor há 10. Hoje trabalha no LTC/IBM, com drivers de dispositivos, contribuindo com o kernel Linux.



Install Fest no IME-USP

16 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Como parte das atividades da Primeira Semana de Software Livre da USP, o CCSL vai promover uma install fest de linux. O foco são os alunos de pós-graduação que estiverem interessados em instalar um S.O. livre em sua máquina ou simplesmente quiserem conversar sobre software livre. Outros interessados e mesmo quem já usa linux também serão muito bem-vindos, seja para participar, ajudar ou só para encontrar com a galera :).

Se você é usuário de outro sistema operacional, não é preciso apagá-lo para instalar o linux; os dois podem coexistir sem problemas em uma máquina. No entanto, é altamente recomendável fazer um backup de seus dados existentes para o caso de eventuais problemas.

Para participar, é preciso se inscrever através do site http://ccsl.ime.usp.br/pt-br/ssl2012-inscricao . A inscrição prévia é importante para facilitar a organização durante o dia da install fest. E, no embalo, você pode aproveitar e conferir as outras atividades da Semana de Software Livre.

Venha se libertar!



I Semana de Software Livre da USP

13 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Competência em Software Livre da USP e o grupo PoliGNU convidam todos para a I Semana de Software Livre da Universidade de São Paulo (SSL-USP).


Do dia 23 ao dia 27 de abril, na semana do FLISOL (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre), os vários grupos e pessoas atuantes em Software Livre da USP vão unir esforços para promover palestras e oficinas, abordando tanto temas técnicos, com apresentações e discussões de ferramentas livres, quanto mais amplos, lidando com questões éticas e de mercado. Haverá eventos no IME e na Poli, ambos na cidade universitária - campus da capital, e na EACH, na USP Leste, já que o objetivo é integrar os interessados.

Todas as atividades do evento são gratuitas e abertas para qualquer pessoa interessada, mas algumas precisam de inscrição prévia. Para informações e ver a programação completa, visite o site: http://ccsl.ime.usp.br/ssl2012.



Python na visão de um Geek de Linguagens

12 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 1Um comentário
Luciano Ramalho, um dos fundadores da Associação Python Brasil e do Garoa Hacker Clube, virá à SSL-USP ministrar a interessante palestra "Python na visão de um geek de linguagens ".

 Saiba mais:

Será uma apresentação sobre o design da linguagem Python, suas diferentes implementações (em C, Java, C# e Pypy:Python-em-Python), suas características mais interessantes (ex: generators, descriptors), comparando e contrastando com linguagens como Java, Smalltalk, Ruby, C++, JavaScript, Scheme e PHP. A abordagem é em parte inspirada na disciplina Conceitos de Linguagens de Programação do IME-USP.

Sobre o palestrante:

Luciano foi diretor técnico do Brasil Online, primeiro portal da Abril S/A na Web, lançado antes do UOL em 1996, e depois líder de uma equipe que construiu sistemas para portais de alto tráfego como IDGnow, UOL e AOL Brasil, entre outros. Já palestrou na O'Reilly Open Source Convention e na maioria das edições do FISL até hoje.

Estudou biblioteconomia na ECA/USP e fez várias matérias no IME e na Poli como optativas, inclusive a lendária PSI-2615 "Oficina de Arte e Programação" com o Prof. Etienne Delacroix, de quem foi monitor. Em seu TCC tratou do uso de sistemas NoSQL legados e modernos em bases bibliográficas (paper).

Hoje, trabalha nas Oficinas Turing, oferecendo cursos e workshops de programação para todos e computação para programadores.



Depuração e Profiling em Linux na SSL-USP

12 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Breno Leitão, engenheiro do LTC/IBM, falará sobre depuração e profiling em Linux e dará uma introdução hands-on das ferramentas perf, SystemTap e oprofile.

Saiba mais:

Durante a criação de aplicações, frequentemente utiliza-se de depuração iterativa, principalmente com depuradores do tipo gdb. Porém, existe um mundo além de depuradores iterativos, e é este mundo que esta palestra quer apresentar. Para tanto, será abordado uma introducação a depuração e profiling, e uma introdução hands-on das ferramentas perf, SystemTap e oprofile.

Sobre o palestrante:

Breno Leitão é engenheiro de software no LTC/IBM. Tem experiência com Linux desde 1997 quando fez a primeira instalação de Linux, e desde de lá, é um apaixonado pelo sistema operacional. Sua área foco é kernel, device driver e perforamance.



Nelson Lago fará palestras de abertura da SSL-USP

10 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Nelson Lago, Gerente Técnico do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP, fará as palestras de abertura da SSL-USP no IME e na EACH: "Modelos de Negócios com Software Livre: além de ser feliz, você ganhará dinheiro!" e "Do Copyright ao Software Livre", repectivamente.

Sobre o palestrante:

Nelson também é doutorando em Ciência da Computação no IME/USP. Ministrou diversos cursos e palestras sobre linux e software livre, abordando tanto aspectos técnicos quanto conceituais. Tem artigos publicados em eventos no Brasil e no exterior. Participou do processo de criação da ONG “LinuxSP”, onde ofereceu, juntamente com outros voluntários, apoio técnico ao projeto dos telecentros da prefeitura de São Paulo.



Sérgio Amadeu falará sobre Patentes de Software na SSL-USP

9 de Abril de 2012, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil, virá à SSL-USP falar sobre as Patentes de Software

Saiba Mais:
A exposição buscará mostrar como as patentes estão sendo utilizadas para bloquear o livre fluxo do conhecimento. Iniciará mostrando a importância dos mecanismos de propriedade intelectual para o capitalismo cognitivo. Trará um balanço sobre os efeitos positivos e negativos das patentes e buscará mostrar os graves riscos do patenteamento de algoritmos, softwares, descobertas, genes e microorganismos.

Sobre o palestrante:

Sérgio foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde é um dos condutores do grupo de pesquisa Cultura Digital e Redes de Compartilhamento.



Tags deste artigo: software livre