Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a I Semana de ...
Tela cheia Sugerir um artigo

HackDay BibTeX: Automatizando Referência Bibliográficas com LaTeX

18 de Abril de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 816 vezes
HackDay BibTeX

O que é um HackDay?

Um HackDay é uma atividade aberta que objetiva a construção de algo (um sistema, uma apresentação, um estudo, uma análise, etc) utilizando-se dados e informações advindas de uma ou mais fontes, transformando-as em informações mais úteis e acessíveis.

Num HackDay todos os tipos de conhecimento são bem vindos e importantes, sejam eles de: programação; design gráfico; editoração; produção acadêmica; método científico; etc.

O que é BibTeX?

BibTeX é uma ferramenta para produção de referências bibliográficas em documentos produzidos utilizando LaTeX.
Seu uso é principalmente focado na produção de artigos acadêmicos, teses e outros documentos no mesmo estilo.
Uma das grandes vantages de se utilizar o bibtex é a fácil padronização e automatização na hora de inserir as referências, e outra grande vantagem é a possibilidade de reutilização de referências já escritas/utilizadas/existentes.

Um exemplo dessa reutilização é o "google books". Ao procurar um livro no google books, no final da página é apresentado um botão "BibTeX" que já exporta a referência bibliográfica do livro procurado pronta para ser inserida no documento em produção.

Mas e o HackDay BibTeX?

Durante este HackDay iremos desenvolver um sistema que permita exportar referências do Dedalus (USP) diretamente para o formato do BibTeX, permitindo assim que seja mais fácil inserir citações e referências advindas do acervo da USP.


Tags deste artigo: latex bibtex hackday thacker thackday

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.