LUTO: Perda do amigo e colega de trabalho Américo Borghi

26 de Março de 2013, por Augusto Herrmann

Com muito pesar e tristeza informamos que na última quarta-feira (20/03) faleceu Américo Borghi, servidor público e integrante da equipe do Portal do Software Público Brasileiro no Ministério do Planejamento.

Grande mestre, professor e portador de grandes experiências nas vidas pessoal e profissional, Américo conseguiu levar à equipe do Portal do SPB bastante conhecimento, que ajudou e continuará ajudando na evolução do modelo.
Américo nos ensinou a sermos guerreiros, pois mesmo sem estar em suas melhores condições de saúde projetou, há duas semanas, grande parte da dinâmica usada nos eventos presenciais que ocorreram ao longo desta semana, em Brasília, para a construção do novo Portal do SPB.
Querido em todos locais por onde passou, devido à sua forma sempre cordial em tratar as pessoas, independente do nível hierárquico ou classe social, Américo deixa duas crianças que terão muito orgulho do pai ao ouvirem tantas histórias positivas sobre sua forma de viver e trabalhar para melhorar a qualidade dos serviços da Administração Pública.
Quando alguém encontrava uma barreira na execução dos trabalhos do dia a dia, principalmente em relação à burocracia, ele desafiava a proatividade da pessoa em realizar uma mudança positiva naquilo e dizia: “Tem coragem?!”. Essas cenas se repetiam e com isso ele tentava motivar todos da equipe a atuarem como agentes de mudança, sempre acreditando que aquilo era possível se tivéssemos força e coragem para prosseguir.
Fica aqui o agradecimento de toda a equipe do Portal do Software Público Brasileiro ao nosso grande e querido amigo Américo Borghi por tudo de positivo que nos trouxe ao longos desses 8 meses de convivência. 
Coordenação do Portal do SPB
Américo e equipe do SPB


Convite: Processo aberto e colaborativo na criação do Novo Portal do Software Público Brasileiro

19 de Fevereiro de 2013, por Augusto Herrmann - 0sem comentários ainda

Convite a todos cidadãos:

 

 

 Prezado(a)s participantes do Portal do Software Público Brasileiro,

Ao longo dos últimos anos o SPB tem funcionado como um núcleo de inovação na administração pública e nos municípios brasileiros, causando transformações na economia, no setor público e na indústria de software. Considerando estas transformações a Coordenação do Portal do Software Público Brasileiro anuncia que está em curso o processo de reformulação do Portal do Software Público Brasileiro, que agora será mais aberto participativo, de maneira que qualquer cidadão possa sugerir ideias e usufruir mais das soluções que são ofertadas no ambiente.

A intenção é retomarmos o processo de desenvolvimento do novo Portal SPB da forma mais colaborativa possível, abrindo para toda a sociedade participar diretamente através de um processo de construção coletiva. A ideia é abrir espaço para que todas as partes interessadas no Portal possam contribuir, expressando suas necessidades e dificuldades no ambiente e opinando sobre maneiras de como torná-lo mais atrativo, interativo e eficaz.

Participação pela Internet

Para compartilhar suas sugestões, estamos oferecendo uma ferramenta de seleção de ideias nesse endereço: http://novo.softwarepublico.gov.br/ideias/. Aqui você pode escrever suas sugestões para o novo ambiente e votar nas propostas que mais lhe interessarem. As sugestões mais pontuadas têm mais chances de serem incorporadas na nova versão do Portal do Software Público Brasileiro.

Precisando de informações sobre o funcionamento do Portal para dar sua sugestão? Estamos disponibilizando esse ambiente de wiki aberto (http://novo.softwarepublico.gov.br/wiki/), onde será registrada toda a base conceitual e teórica acumulada no decorrer do processo de desenvolvimento. Lá você encontrará informações como:

  • Mapas mentais das atuais funcionalidades do SPB;
  • Mapas mentais de atores que interagem com ele;
  • Apresentações sobre ferramentas existentes cujas funcionalidades poderiam ser incluídas no SPB;
  • Publicação sobre o pensamento sistêmico do Software Público Brasileiro;
  • Agenda dos encontros presenciais.

Para facilitar a comunicação entre os que se interessam em colaborar, foi criada a comunidade "Novo Portal SPB" dentro do próprio Portal, que pode ser acessada pelo seguinte endereço: http://bit.ly/VfRFJF.

Encontros presenciais

Após essa fase de levantamento de sugestões pela Internet, serão realizados encontros presenciais conduzidos pelo Ministério do Planejamento, onde qualquer cidadão poderá ajudar apresentando mais definições sobre o novo Portal do Software Público Brasileiro. Esses encontros terão uma dinâmica própria que foi planejada para permitir que todos consigam ajudar de alguma forma, de acordo com seu conhecimento e área de interesse no SPB.

Interessados em participar dos encontros presenciais em Brasília devem indicar na comunidade "Novo Portal SPB" os dias em que estarão presentes, para reservar vagas: http://bit.ly/VfRFJF.

Esperamos suas colaborações!

Atenciosamente,

Fotografia da equipe do Portal do Software Público Brasileiro

Equipe do Portal do SPB