As traduções do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx estão abertas
4 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá Tradutores,
É com grande prazer que anuncio que as traduções do Lucid estão abertas. Você pode ir agora para:
http://translations.launchpad.net/ubuntu
e fazer a sua ótima tradução para a sua distribuição favorita como de costume.
Algumas notas::
Prioridades
———-
As prioridades ainda não estão feitas como estavam no Karmic. Isso significa que, embora alguns dos pacotes mais importantes já estema no topo da lista, nem todas as prioridades foram inscritas no Rosetta.
Vamos resolver isso nos próximos dias e definir as prioridades para todos os pacotes. Se, entretanto, você ver alguém especial que você gostaria que fosse mais para cima (ou para baixo) na lista, deixe-me ou alguém da equipe de coordenadores Traduções Ubuntu [1] sabemos e podemos mudá-lo de imediato.
OpenOffice.org
————–
Na UDS discutimos sobre ter a infra-estrutura em tradução OO.o da forma e ser capaz de traduzi-lo no Launchpad. Isso significa usar o traduções feitas no Launchpad e exportá-los regularmente nos Pacote OpenOffice.org, sempre que outros pacotes de idioma forem libertados.
Não é certo se teremos recursos para fazer isso acontecer, então Por agora, nós decidimos desativar as traduções do OpenOffice.org Launchpad até termos a certeza que isso será possível.Mais importante, isso irá evitar dar falsas esperanças de que as traduções do OpenOffice no Launchpad serão usadas na distribuição.
Isso significa apenas que as traduções não será exposta na interface do usuário, mas eles ainda estão no banco de dados e podem ser facilmente expostas novamente. Nós fizemos isto há algum tempo para outras versões já, e de modo a torná-lo
mais fácil para as equipes que trabalham apenas em reutilizar das traduções no Launchpad e enviá-las ao projeto upstream, você vai encontrá-los aqui:
http://people.ubuntu.com/~dpm/ooo/
Pacotes de idioma
————–
Durante o ciclo de desenvolvimento, pacotes de idioma para Lucid serão gerados duas vezes por semana e automaticamente enviados ao repositório, de modo que você pode ver e testar os resultados das traduções com mais freqüência.
Na época anterior um repositório antes da parada do um marco o upload automático será temporariamente desativado e reativado após o congelamento.
O envio de pacote de idioma estará fechado durante o congelamento de strings e será liberado o envio depois deste congelamento.
Você verá que não houve uma atualização pacote de idioma para Lucid desde algumas semanas. Isso é devido à migração dos pacotes de idioma para outro servidor, mas muito em breve novos serão gerados.
Firefox
——-
Devido à migração para o Firefox 3,6 e os trabalhos que envolve a mescla do pacote, as traduções são ainda não ficar exportados em pacotes de idiomas no Lucid, mas estamos trabalhando nisso.
Mudaça que você pode perceber é que agora há apenas firefox a ser traduzido e não, firefox e xulrunner.
Por enquanto é só, se você tem alguma questão, sinta-se livre para perguntar.
… boa tradução!
Saudações,
David.
[1] https://wiki.ubuntu.com/UbuntuTranslationsCoordinators
–
David Planella
Ubuntu Translations Coordinator
david(dot)planella(at)ubuntu(dot)com
www.ubuntu.com
–
ubuntu-translators mailing list
ubuntu-translators@lists.ubuntu.com
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-translators
Veja como fazer parte do time de tradução, aqui e aqui.
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Conectando nokia n70 via USB no ubuntu 9.10
3 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNão muito satisfeito de ter que carregar o windows quando precisava conectar meu n70 ao computador, procurei muito uma solução e finalmente a encontrei!
Leia mais...
Fonte: www.linuxacessivel.org
Autor: Wanderley
Nerdson pergunta
3 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários ainda“Quem é você?”
Já faz três anos que este blog existe mas ainda não sei dizer muito sobre o perfil dos leitores. Alguns deles conheci pessoalmente, nos eventos, outros virtualmente. O Twitter ajudou bastante nisso, mas há certas coisas que preciso saber sobre vocês, para definir algumas metas e fazer ajustes por aqui. Resumindo, exceto por algumas pessoas, não sei quem lê este blog. Portanto, gostaria de pedir a ajuda de vocês para responder a um pequeno questionário. São poucas questões, a maioria objetiva, logo, não vai tomar muito do seu tempo.
Pesquisa encerrada. Obrigado pela contribuição!
Obs: em breve publicarei os resultados da pesquisa.
Software Livre e Campus Party 2010
3 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaBom galera, ainda em tempo, vamos fazer alguns relatos e convido meus amigos para dar uma força com outros POSTS.
Estive lendo em alguns sites que o software livre não estava forte este ano na Campus Party 2010.
Vamos levantar algumas coisas:
Este ano conseguimos agregar na grade de software livre, todos os temas de palco que tinham na CP, por exemplo, Vídeo Blog com Software Livre, Desenvolvimento de Jogos com Software Livre, Designer se faz com software livre, entre outras.
O Time Regional do Ubuntu São Paulo fez um ótimo trabalho em todos os dias do evento e deu pelo menos umas 5 palestras na Campus Party, estas ministradas por integrantes do Time.
Nossos bravos e loucos amigos encabeçados pelo Mestre Kretcheu, fizeram um show de install fest que começou efetivamente na quinta-feira e terminou apenas no domingo, fim de feira.
Nosso atual coordenador Kemel Zaidan, participou de uma palestra com o Ean Schuessler o qual convidou o mesmo para participar.
Nossos bravos amigos TKS, RODOLFO, MIRIAM fizeram um show nas filmagens do palco de software livre.
Até eu mesmo sem ter muito tempo para dar toda atenção que todos queriam consegui instalar pelo menos uns 5 ou mais notebooks, além de dar suporte em algumas questões Gnu/Linux.
Enfim nós não precisamos mais ficar gritando para os quatro vento – OLHA ESTAMOS AQUI! VENHAM PARA O SOFTWARE LIVRE!
Foi o tempo. Todos nos temos o livre arbítrio, temos o direito de usar algo privativo ou algo que o limite daquela ferramenta.
Se vocês queriam mesmo ver algo de software livre era só chegar no nosso espaço, estávamos lá.
Para finalizar nosso install fest chegou a mais de 30 máquinas com certeza e convido os amigos que participaram desta saga Campuseira a relatar mais coisas.
Abraços e até 2011
Lançada edição n. 10 da Revista Espírito Livre
2 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaJá está se tornando rotina a correria das edições da Revista Espírito Livre, bem como esta seção, um desabafo. O ano de 2010 começou quente, em todos os aspectos! Novas ideias pipocam a todo momento, novas possibilidades, novos projetos e parcerias. Não apenas para a publicação, mas pessoalmente e profissionalmente a todos nós. Esperemos que este novo ano seja melhor 2009 e pior que 2011, e que todos os desejos que almejamos se tornem realidade conforme o ano cria um corpo e caminha.
Esta edição de janeiro da Revista Espírito Livre traz em sua capa o tema Diversão Livre, e tenta apresentar aos leitores, experiências, situações e cases onde temos licenças livres propiciando diversão, softwares livres possibilitando a muitos se divertirem, enfim, estas tentamos mostrar que estas duas palavras, em nosso universo, podem conviver pacificamente, criando uma harmoniosa relação. A entrevista internacional tras Adrian Henke, um desenvolvedor de software que mora na Suiça e que está a frente do AssaultCube, um pequeno notável game de tiro em primeira pessoa, que faz milagre em pouco mais de 40 MB, seja nos gráficos, jogabilidade e outros aspectos. Merece toda nossa atenção.
Para rechear esse assunto tão envolvente convidei outros colegas da comunidade e amigos para contribuirem com seus relatos e materiais, o que resultou em um rico acervo como poderão perceber. Franzvitor Fiorim fala sobre Jubler, um software para legendar filmes e outros vídeos, Salvador Lucas mostra um cenário macro das possibilidades de diversão através de games de código aberto, Mônica Paz fala sobre como tantas vezes nos divertimos com conteúdos disponibilizados em Creative Commons e que às vezes nem nos damos conta. Arnaldo Barreto descreve rapidamente a utilização de tecnologias abertas no filme 2012, lançado recentemente, enquanto o nosso bardo se apresenta em dose dupla! João Marcello fala sobre um assunto importante e que poucos dão importância: aterramento. Ele descreve de forma irreverente os vários tipos de aterramento que encontramos por aí, descrevendo suas principais peculiaridades.
Luiz Eduardo Borges fala sobre o lançamento de seu livro: Python para Desenvolvedores – 2ª edição, enquanto Jomar Silva nos dá dicas de como errar menos na hora de comprar um smartphone. Cezar Taurion traça um panorama geral sobre o que foi discutido no ano de 2009 em seus artigos aqui na Revista Espírito Livre, enquanto Alexandre Oliva utiliza da mitologia grega para nos apresentar um conto bastante contemporâneo. Eliane Domingos e Igor Morgado também se juntaram a nossa equipe a partir dessa edição, o que vem a acrescentar ainda mais à publicação.
Tantos outros contribuíram de forma ímpar para que mais uma edição da Revista Espírito Livre pudesse estar aqui e agora, à sua frente, trazendo toda essa fonte de informação. Deixo meu contínuo agradecimento a todos que participaram da edição, seja de forma direta ou indireta.
A seção Agenda ainda continua pouco volumosa, principalmente por estarmos em uma período de poucos eventos em nosso país.
Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista.
Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre. O meu sincero agradecimento e que venha 2010!
Baixe a sua edição aqui. O texto acima é original do editorial da revista.
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Como ter o Conky com caracteres especiais latinos
2 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEste pequeno artigo explica como resolver um grande problema do Conky para todos os portugueses e todos os demais utilizadores de línguas latinas que têm caracteres especiais, nomeadamente as letras com acentos e o caractere 'ç'. A solução é muito simples e passa por indicar ao conky que precisa de utilizar outra codificação de caracteres, nomeadamente a UTF8. Assim, se tem esse pequeno problema e não sabe como resolver, continue a ler este artigo!
Como ter o Conky com caracteres especiais latinos
Tema 6 – Catartica
30 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNo seguimento dos últimos artigos tenho o prazer de vos apresentar um novo tema para o seu Ubuntu, desta feita é o tema Cartatica criado por Piero Bianchi, já referido aqui aquando do primeiro tema Carbon Gold
Este é um tema que chama logo a atenção por ser bastante estilizado, mas sem nunca entrar em grandes loucuras. Os ícones, desenhados por ScreamingBull2 são bastante simples e actualizados para a forma como Ubuntu mostra as pastas especiais da Pasta Pessoal, nomeadamente a das imagens, a das músicas, entre outras.
Excelente visual do Conky, muito simples e produtivo
29 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO Conky é uma excelente aplicação, extremamente leve e tão versátil que permite obter ambientes de trabalho bastante amigáveis. Apesar de ter todas estas características, ele tem um pequeno pormenor que, para muitos utilizadores, pode ser um grande inconveniente: a sua configuração é complicada. Ora neste artigo apresento uma pequeno configuração, feita pelo nosso co-autor do Ubuntued o Pedro Lobo, que tem um resultado bastante bonito, como pode ver, parcialmente na imagem à esquerda.
Excelente visual do Conky, muito simples e produtivo
Instalando o BT4 em modo persistente num memory card ( Updated )
28 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaAproveitei o lançamento do BT4 para fazer o upgrade do meu memory card destinado a auditoria de segurança, segue o passo a passo desta instalação:
Particionando o MC
fdisk /dev/sdb
Execute as seguintes opções
d
1
n
p
1
+2200M
n
p
2
Enter
Enter
t
1
b
t
2
83
a
1
w
Formate as partições
mkfs.vfat /dev/sdb1
mkfs.ext3 -b 4096 -L casper-rw /dev/sdb2
Crie um diretório e monte a 1a partição
mkdir /mnt/sdb1
mount /dev/sdb1 /mnt/sdb1
Monte a ISO do BT4 e copie seu conteúdo para o /mnt/sdb1
mkdir /mnt/iso
mount -t iso9660 bt4-final.iso /mnt/iso -o loop
cd /mnt/sdb1
rsync -r /mnt/iso/* .
Instale o GRUB
grub-install –no-floppy –root-directory=/mnt/sdb1 /dev/sdb
OBS: Se você estiver utilizando o Grub2 o seguinte erro ocorrerá:
grub-setup: warn: Your embedding area is unusually small. core.img won’t fit in it.
grub-setup: warn: Embedding is not possible. GRUB can only be installed in this setup by using blocklists. However, blocklists are UNRELIABLE and its use is discouraged.
Para solucionar este problema no Debian Squeeze instalei o grub-legacy removendo o grub e o grub-pc
.
Configure o modo persistente
cd /mnt/sdb1/boot/grub
vim menu.lst
Mude o o valor da linha default de 0 para 4 e adicione vga=0×317 ( resolução 1024×768 ) na linha do kernel do modo persitente. Como uso o BT num Acer Aspire One usei vga=0×315 ( resolução 1024×600 ). Veja como ficou:
# By default, boot the first entry.
default 4
…
title Start Persistent Live CD
kernel /boot/vmlinuz BOOT=casper boot=casper persistent rw quiet vga=0×315
initrd /boot/initrd.gz
Reinicie a máquina e acesse o BT4.
See also:
- Instalando o Debian 5.0 no Acer Aspire One ( AA1 )
- Instalando a Atheros AR5007EG no Ubuntu Feisty usando ndiswrapper
- Instalando o VMware-tools ( ESX/ESXi ) em um guest Debian 5.0 ( Lenny )
- Instalando o VMware-tools ( ESX/ESXi ) em um guest Debian 4.0 ( Etch )
- Instalando o Ossec-WUI ( Web Interface )
- Powered by Contextual Related Posts