Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Marco Civil da Internet

28 de Abril de 2014, 0:49, por Roger Melo Rodrigues dos santos

O Marco Civil da Internet é uma iniciativa do Legislativo , em andamento desde o dia 29 de outubro de 2009, A ideia principal e regulamentar  estabelecendo normas para o uso da Internet . Após ser desenvolvido colaborativamente em um debate caracterizado como "aberto" por meio de um blog, em 2011 o Marco Civil foi apresentado como um Projeto de Lei do Poder Executivo à Câmara dos Deputados, sob o número PL 2126/20112 (atualmente apensado ao PL 5403/2001). O texto do projeto trata de temas como neutralidade da redeprivacidade,retenção de dados, a função social que a rede precisará cumprir além de impor obrigações de responsabilidades civis aos usuários e provedores do serviço .
Precisamos estar atentos a todos os tópicos em discussão uma vês que nossa liberdade esta em pauta .
Para mais informações :
PL  2126/2011 2 - Detalhes na Câmera dos Deputados. 
Disposições Preliminares - Projeto de Lei .



Chamada de Video ( Skype para Linux )

10 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

 
Queridos amigos entusiastas do mundo linux, gostaria de deixar uma dica a todos os meus companheiros que como eu curtem o software livre, o Skype possui uma infinidade de serviços que na maioria da vezes não funcionavam com boa eficiência no linux ( um exemplo clássico e a  chamada de video ) . 
Temos hoje através do Skype  disponível os serviços  :
Entre muitas outras funcionalidades, lembrando que uma das funcionalidades mais procuradas e a famosa chamada de vídeo que eu particularmente testei e recomendo através do Skype. 
Deixei a dica no facebook mas gostaria de reforçar, o Skype esta disponível para as distribuições Ubuntu 10.04 de 32 e 64 bits , Debian 6.0 de 32 e 64 Bits e OpenSusen 12.1 de 32 bits, sendo possível baixar o pacote Static e Dynamic ( podendo ser executado diretamente sem estalar o aplicativo ) .
Para quem utiliza a versão Ubuntu 12.04 de 32 bits baixei a versão disponível para Ubuntu 10.04 de 32 bits e o aplicativo funcionou perfeitamente. 
Para conhecer melhor a aplicação acesse o site oficial em http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/ .
Lembrando que o Skype esta disponivel para outros sistemas como  Windows e Mac , e possue versoes voltadas a dispositivos portáteis como Android, iPad, iPhone, Symbian, Windows Phone entre Outros



Com Linux 95 % de votos apurados em 3 horas no Brasil

10 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Mais de 100 milhões de brasileiros foram as urnas em 5,6 mil municípios do pais, e em 3 horas 95 % dos votos já haviam sido apurados, o que contribuiu muito foi a digitalização do processo que se deu inicio as 17 hrs estando 95 % dos votos já apurados as 20 Hrs .
Em 2000 as primeiras urnas eletrônicas foram disponibilizadas em varias cidades do pais .
Segundo o TSE , os votos computados são transmitidos através de uma linha segura a uma central regional da justiça eleitoral sendo estas informações repassadas para o TSE em Brasilia.
Foram utilizadas 450 mil urnas eletrônicas em todo o país, Cada urna roda um software para registrar votos baseado numa distribuição Linux e grava os dados num cartão de memória flash. O uso da plataforma Linux ocorre desde 2008, por opção da Justiça Eleitoral, que considerou o sistema de código aberto mais confiável que aplicações proprietárias que, em tese, possuem códigos protegidos inacessíveis aos técnicos do judiciário.
Quando as primeiras urnas eletrônicas foram testadas no Brasil, em 1996, o sistema operacional era o VirtuOS, desenvolvido pela empresa brasileira Microbase. Na época, os dados eram gravados num disquete. Em 2000, o sistema criado pela Microbase passou a dividir espaço com outro sistema, usado em urnas mais novas, que rodada sob uma versão do Windows CE, da Microsoft.
Em 2008, no entanto, o TSE decidiu desenvolver ele próprio uma solução de software baseada em Linux. O registro e contabilização de votos ocorreu sem problemas em todas eleições desde a estreia das urnas, mesmo com os diferentes sistemas operacionais.