Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Lançado Guia de Introdução ao LibreOffice 4.0, disponível gratuitamente para download... (em inglês)

3 de Março de 2013, 0:00, por Ronaldo Cardozo Lages - 0sem comentários ainda

Capa do livro LibreOffice 4.0 Getting Started Guide

Recentemente, os desenvolvedores do LibreOffice lançaram o LibreOffice 4.0, versão apresentando-se atualmente como o grande lançamento estável,  incorporando novos recursos, melhorias e otimizações.

LibreOffice 4.0 Getting Started Guide é um guia completo para o LibreOffice 4.0, permitindo que os usuários interessados ​​a se familiarizar com a poderosa suíte de escritório open-source, bem como tendo usuários intermediários para um nível mais profissional.

O guia cobre os principais componentes relevantes do LibreOffice, como Writer, Calc, Impress, Draw, Base e Math, essencialmente incorporando uma abordagem integral, completa e séria a respeito do software.

O leitor mergulha em uma experiência agradável, mas eficaz, começando com os novos recursos do LibreOffice 4.0, breve introdução, como as descrições de componentes abrangidos, seguido por passo-a-passo detalhados e apresentações da barras de ferramentas, salvando documentos, configurando o LibreOffice, aspectos sobre segurança, estilos, edição de modelo, trabalhos com documentos, formatação de páginas, planilhas, correção automática de opções, quebras de página, criação de slides mestres, curvas, a entrada de fórmulas, exportar como PDF, etc. Como percebe-se, é um livro bastante completo em suas 390 páginas.

O guia está disponível gratuitamente para download, com versões em ODT e PDF, no endereço http://www.libreoffice.org/get-help/documentation. A obra está no idioma inglês, com o título original LibreOffice 4.0 Getting Started Guide.

Cópias impressas do Guia de Introdução ao LibreOffice 4.0 estão disponíveis para compra em http://www.lulu.com/content/paperback-book/libreoffice-40-getting-started-guide/13691923.

Já o download grátis da suíte de escritórios LibreOffice 4.0 pode ser feito aqui: http://www.libreoffice.org/download.

Com informações de ILoveUbuntu.

 

Texto original: http://www.revista.espiritolivre.org/lancado-guia-de-introducao-ao-libreoffice-4-0-disponivel-gratuitamente-para-download



Nada torna uma criança mais livre do que uma Mão Biônica Open Source

19 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Ronaldo Cardozo Lages - 22 comentários

 

Nossa história começa com um carpinteiro sul-africano chamado Rich Van As sofrendo um acidente e perdendo quatro dedos em uma serra. E como perder para serra desqualifica pra ser Presidente, ele teve que continuar com a profissão. O que é ruim, sem dedos.

Procurando alternativas, só achou dedos mecânicos custando milhares de dólares. Sem desistir Rich achou o trabalho de um tal Ivan Owen, técnico de efeitos especiais no Estado de Washington, EUA. Os dois começaram a se corresponder, trocando idéias de próteses mecânicas, e logo criaram um projeto para chegar a uma solução barata, eficiente e customizável. Principalmente, Open Source.

O projeto atraiu atenção de muita gente, inclusive da Makerbot, que doou duas impressoas 3D para a dupla, permitindo que fizessem prototipagem rápida, troca de modelos de CAD e até produção de peças finais.

Depois de algum tempo chegaram a um design com 46 peças: 16 impressas em 3D, 28 prontas (parafusos, cordas de nylon, arruelas) e duas peças de termoplástico para customização. Eu sei, dá 47 peças, mas quem montou coisas complicadas sabe que é assim mesmo.

O custo total da mão ficou em US$150,00.

O primeiro usuário da mão biônica é um garotinho chamado Liam, filho de uma família sulafricana sem muitas posses. Liam nasceu sem os dedos na mão direita, e até seu aniversário, em Janeiro passado não tinha nenhuma alternativa.

A dupla de amigos/pesquisadores/projetistas soube do caso e correram atrás, customizando a mão para o braço do pequeno. No dia do aniversário, a mão foi seu maior presente.

Em três dias o moleque já estava fazendo isso:

 

A mãe de Liam escreveu contando que ele não pára, brinca pra todo lado, mostra a mão pra todo mundo e na escolinha tanto alunos quanto professores ficaram maravilhados com a tecnologia.

O material torna a mão mais forte do que uma natural, mas isso só será problema quando Liam chegar na adolescência, e até lá já terão passado a dica de praticar num cachorro-quente.

A dupla disponibilizou todos os arquivos de CAD e instruções, sem qualquer tipo de licença ou patente.

O pagamento? Esta imagem, no momento em que usando um protótipo da mão Liam pela primeira vez na vida pegou um objeto com sua mão direita:

Nenhum dos dois é cientista, nenhum dos dois é engenheiro, mas Rich Van As mostrou que isso não é problema, e com boa vontade, ciência e tecnologia até um marceneiro pode praticar pequenos milagres.

Fonte: How Two Makers Built A Customizable New Prosthetic Hand For $150 And Changed A Boy's Life

Tradução: http://goo.gl/gL0ES



Programa Interlegis contrata consultores em Software Livre através de editais

18 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Ronaldo Cardozo Lages - 0sem comentários ainda

 

O Programa Interlegis (Senado Federal) publicou editais para contratação de consultores (pessoa física) nas áreas de infraestrutura de TI e desenvolvimento de softwares livres. Os trabalhos poderão ocorrer no modelo home office, com visitas eventuais ao Interlegis em Brasília-DF.

Os editais e as regras de participação estão disponíveis em:

http://www.interlegis.leg.br/produtos_servicos/publicacoes/editais/2013

Boa Sorte :) 



Licença de uso do M$ Office 2013 deixa usuários em dúvida (possível cilada para governos)

18 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Ronaldo Cardozo Lages

Licença de uso do Office 2013 deixa usuários em dúvida

Uma possível interpretação na leitura nos termos de licença de uso do Microsoft Office 2013 tem deixado os usuários com um pouco de receio. Conforme explicação publicada na Info World, a licença perpétua de uso do pacote de aplicativos pode ser compatível apenas com uma máquina.

Isso significa que caso o seu computador apresente algum tipo de defeito ou ainda você compre uma máquina nova, será preciso comprar outra licença de uso do Office, como se ele fosse um componente permanente do computador. Além disso, os termos de uso deixam claro que você não pode transferir o software de um computador para outro.

“Esse é um ponto importante a ser levado em consideração por aqueles que precisam escolher entre o Office 365 e o Office 2013”, explica o analista Adam Turner. Em contato com a Microsoft, um porta-voz respondeu que a licença de uso não pode ser transferida de um PC para outro. Vale lembrar que, até então, as licenças de uso permitiam a instalação do mesmo software em até cinco PCs.

Fonte: http://bit.ly/XSKdQX



I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia em Goiânia

15 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Ronaldo Cardozo Lages - 0sem comentários ainda

Então mulheres nerds e geeks... e até curiosas ;)

Já sabiam do I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia em Goiânia?

Então corre para saber!!!!

E olha!!! Os homens também são muito bem-vindos ao evento hein!

Saiba de tudo aqui: http://mulheresnatecnologia.org/

I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia