As manifestações do bom Dr. Stallman, fundador do projeto GNU e autor de 2 obras de ficção científica, foram colhidas em entrevista telefônica por celular.
Segue apenas o trecho inicial da matéria da NetworkWorld traduzida pelo IDGNow – a íntegra você encontra clicando no link de referência:
Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim, afirma o pai do movimento de software livre.
Há quase três décadas na luta contra as plataformas proprietárias, Richard Stallman vê uma nova ameaça à privacidade dos usuários: smartphones.
“Não tenho e não levarei celulares comigo” afirma o fundador do movimento software livre e criador da plataforma GNU. “O celulares são o sonho de Stalin, são miniaturas a serviço do Big Brother (do romance “1984” de George Orwell). Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”, diz.
Stallman acredita piamente que o software livre é única maneira de salvar a humanidade das presas tecnológicas, esteja nos celulares, nos PCs, tablets ou qualquer outro dispositivo digital. É preciso explicar que, na concepção de Stallman, o termo “livre” não se refere ao custo do software (free, em inglês, também pode significar grátis) e, sim, à liberdade de aplicar, modificar e de distribuir o programa da maneira que o usuário julgar melhor. (…) (via idgnow.uol.com.br)
0sem comentários ainda