Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Página inicial da Comunidade GNOME

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - 22 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 7852 vezes

O GNOME é um projeto Internacional de software livre que provê basicamente duas coisas: o ambiente desktop GNOME, intuitivo e atraente para usuários finais; e a plataforma de desenvolvimento GNOME, um framework extenso para construção de aplicações que se integrem com todo o desktop. Descubra então mais abaixo sobre porque escolher o GNOME.

O GNOME é...

Livre

O GNOME é Software Livre e parte do Projeto GNU, que se dedica a dar a usuários e desenvolvedores controle sobre seus desktops, software e dados. Isso consiste, basicamente, em garantir a todos o direito a quatro liberdades básicas: a de usar o software para qualquer fim, estudar o seu código-fonte, modificá-lo para qualquer necessidade que você possa ter e redistribui-lo, modificado ou não.

Simples e Intuitivo

O GNOME entende que usabilidade é criar programas que sejam de fácil utilização para todos e não simplesmente abarrotá-los com recursos. A comunidade GNOME de profissionais e voluntários especialistas em usabilidade criou o primeiro Guia de Diretrizes para Interface Humana em software livre (Gnome Human Interface Guideline). E todas as principais aplicações do GNOME seguem estes princípios.

Acessível

Parte da filosofia por trás do Software Livre é garantir essa liberdade para todos, sem exceção, o que inclui usuários e desenvolvedores com deficiências. Graças a vários anos de esforço contínuo, o GNOME é, hoje, o ambiente desktop mais acessível em qualquer plataforma Unix. Descubra mais a respeito na página do Projeto de Acessibilidade do GNOME.

Internacional

Existem muitas línguas fundamentalmente diferentes ao redor do mundo, que impõem formas de pensar diferentes. O GNOME acredita que os usuários têm o direito a usar seus computadores na sua língua mãe, que é aquela com a qual eles se sentem mais confortáveis. Por isso, nos esforçamos muito para garantir que todo software que é parte do GNOME possa ser traduzido para todas as línguas e temos, como resultado, um ambiente desktop funcionando em mais de 100 (cem) línguas e dialetos que, em número de falantes, correspondem a aproximadamente 70% da população mundial.

E, como não poderia deixar de ser, temos o GNOME completamente traduzido para português do Brasil, graças ao nosso Projeto de Tradução.

Uma comunidade

Antes de mais nada, o GNOME é uma comunidade internacional de profissionais e voluntários que projetam, programam, traduzem, documentam, garantem qualidade e geralmente se divertem juntos. Mais interessante ainda é que essa comunidade é completamente aberta, e muito receptiva a novos colaboradores. Saiba como fazer parte.

Organizado

O GNOME se esforça para ser uma comunidade bem organizada, com uma Fundação com centenas de membros e uma diretoria eleita anualmente, equipes de acessibilidade, usabilidade, garantia de qualidade, otimização, entre outas. Os lançamentos do GNOME são controlados por uma equipe de lançamento e realizados, rigidamente, a cada seis meses.

Apoiado

Além da comunidade internacional do GNOME, o projeto tem o apoio de empresas líderes em Unix e Linux, incluindo Hewlett-Packard, Mandriva, Novell, Red Hat e Sun.


22 comentários

Enviar um comentário
  • Mini minorPadula
    13 de Abril de 2011, 13:05

    Festa de lançamento do GNOME 3 e Firefox 4 - Rio de Janeiro - Lapa

    Para comemorar o lançamento do GNOME3 e do Firefox 4, agendamos um encontro com toda a comunidade de usuários, colaboradores e entusiastas desses dois projetos para um bate papo informal na Lapa - Rio de Janeiro.

    O evento tem como objetivo divulgar estes lançamentos bem como promover o encontro da comunidade carioca.

    Junte-se a nós e colabore com a divulgação!! Convide seus amigos!

    Evento de lançamento do GNOME3 no Facebook:
    www.​face​book​.com​/eve​nt.p​hp?e​id=1​6809​6149​9102​15

    Evento de lançamento do Firefox 4 no Facebook:
    www.​face​book​.com​/eve​nt.p​hp?e​id=2​1079​0568​9377​93

    DATA: 14/04 - Quinta-feira
    HORARIO: A partir das 18:00
    LOCAL: Boteco do Garrafa - Lapa - Rio de Janeiro
    ENDEREÇO: Av. Mem de Sá, 77 , A (Esquisa com a Rua do Lavradio)

    A reserva para o evento está em meu nome RODRIGO PADULA, segue meu contato caso tenham qualquer dúvida:

    RODRIGOPAULA AT GMAIL DOT COM ou via twitter @rodrigopadula


  • Ceef026b0d8d142cae9b8bca2490f5fd?only path=false&size=50&d=wavatarGuilhermet
    22 de Dezembro de 2017, 19:18

    Distro Librix é feito por pessoas de má índole

    Tem uma distro Linux que se chama Librix. Eu trabalhei na Itautec, empresa onde é feito o Librix. Conheci o cara que faz o Librix. O cara que desenvolve o Librix dentro da Itautec é um psicopata. O cara tem problemas sérios de desvio de conduta, de falta de equilíbrio, de falta de ética. Ele tem problemas psicológicos. O nome dele é Fernando José Trindade. Esse Fernando é um cara que já fez várias grosserias com colega de trabalho, já fez assédio moral em colega, já fez bullying em colega e já fez chacotas pesadas com colega. Ele também já tentou puxar tapete de colega dentro da empresa. É um cara muito mau-caráter, anti-ético, mesquinho e desvirtuado moralmente. Ele já fez várias coisas imorais e anti-éticas. E isso tudo é fato. É a mais pura verdade. Várias pessoas já viram ele fazer essas coisas. E a Itautec é uma empresa muito inidônea. A Itautec possui práticas desonestas, corruptas e erradas. A Itautec pode até passar uma imagem bonitinha para quem não conhece. Mas quem conhece ela de perto ou já trabalhou lá, sabe bem o tanto que a empresa é ruim. Na Itautec não há meritocracia, não há plano de carreira, o salário é abaixo do mercado, os benefícios são ruins, ocorrem demissões em massa frequentemente, ocorrem muitas demissões injustas, a rotatividade é alta, não dão aumento salarial, ocorre muito assédio moral dentro da empresa e maus-tratos e grosserias, ocorrem brigas, ocorrem ofensas, o ambiente é pesado, não há um clima bom e há muita puxação de tapete. É uma empresa que não cultua bons valores. A empresa está indo mal e perdendo mercado. É uma empresa fracassada que só decai. Eu passei por lá e vi tudo isso. Conheço pessoas que trabalharam lá e confirmam tudo o que eu falei aqui também. Várias pessoas foram trabalhar lá e passaram por transtornos, constrangimentos, maus-tratos, grosserias, puxação de tapete e muita coisa ruim. Conheço pessoas que sofreram lá e se arrependeram profundamente de ter ido para lá (assim como eu também me arrependi). Não vale a pena trabalhar lá, é só frustração. A administração é ruim e a maioria dos gestores são incompetentes, desonestos, injustos e mafiosos. Não recomendo usarem o Librix, pois é cheio de bugs e problemas, é feito em uma empresa ruim e é feito por um cara que já fez muitas maldades na vida e que já prejudicou fortemente colega de trabalho e pessoas próximas a ele.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.