Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

W3C apresenta suas metas no Consegi: web 3.0 é uma delas

27 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1837 vezes

Os representantes brasileiros do Consórcio internacional World Wide Web (W3C) estiveram na tarde Consegide hoje no Consegi, apresentando o histórico do consórcio e as quatro metas com as quais trabalha.

Na abertura do encontro, o gerente da W3C, Vagner Diniz, declarou que a evolução da Internet está relacionada ao desenvolvimento de tecnologias que seguem padrões internacionalmente aceitos e que o mundo digital colaborativo faz com que o governo também adote a prática de compartilhar dados. Continua.

Segundo seu assessor, Carlinhos Cecconi, a W3C trabalha com quatro metas: construir web para todos; trabalhar o conceito de web semântica (Web 3.0), onde humanos e máquinas trabalharão em conjunto; abrir os dados públicos para consultas; e fazer todos estes procedimentos de uma forma confiável e segura. Para Vagner, alcançar estas quatro metas é fundamental para o sucesso do governo eletrônico, que consiste em agilizar as respostas às demandas da sociedade para os órgãos governamentais.

Comunicação integrada é o segredo do sucesso
Vagner comentou ainda que a área de Comunicação Empresarial é fundamental no processo de agilizar o atendimento ao cidadão: "quando uma área de comunicação de uma empresa pública não trabalha de forma integrada com as demais áreas, o resultado é mais atraso nas respostas às demandas. O segredo da agilidade está no casamento de todos os setores com o de Comunicação, pois é neste em que as informações precisam estar centralizadas, para serem devidamente trabalhadas e divulgadas".

Perguntado sobre a diferença entre a Web2.0 e a Web3.0, Vagner declarou: "A Web 2.0 trouxe a interação e a 3.0, busca o conceito de dados hiperlinkados, ou seja, mais trabalhados, aprofundados, interpretados... A W3C trabalha com o conceito da Web 3.0. Portanto, não é lógico empresas públicas trabalhando ainda na Web 1.0, não incentivando o uso das redes sociais como Orkut, Twitter, etc".

Vagner encerrou a apresentação convidando os gestores das organizações públicas a procurarem a W3C com o objetivo de firmar parcerias para agilizar a disponibilização de dados governamentais para o público, através da utilização de padrões como o XML e o CSS.

Fonte: Serpro


Tags deste artigo: w3c consegi web

Eventos de Software Livre no Brasil