Os jornais peruanos publicam hoje os primeiros ecos da ação comercial que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Softex, promove na cidade de Lima. Entre eles, a informação de que empresas brasileiras, como a Prowiew e a Tele System, atualmente localizadas em Manaus, estariam dispostas a abrir fábricas no Peru para produção de conversores de TV Digital, a partir do ano que vem. Os investimentos de empresas brasileiras no país vizinho deverão girar entre US$ 60 milhões a US$100 milhões, segundo o coordenador de Imagem e Acesso a Mercados Apex Brasil, Gilberto Lima. Incluem a formação de joint-ventures com empresas peruanas para a produção dos decodificadores, como forma de redução de custos dos dispositivos. Empresários peruanos interessados nessas parcerias com empresas brasileiras para transferência de tecnologia deverão visitar o Brasil no mês que vem.
Instalada na semana passada, a comissão multisetorial encarregada da elaboração do Plano de Implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT) no Peru, prevê a conclusão do trabalho em 60 dias, segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, Enrique Cornejo.
O Peru foi o primeiro país da América do Sul a adotar o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Argentina, Chile e Equador também avaliam o sistema e devem decidir que sistema usar ainda este ano.