Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

TV Digital é feita para os próximos 20 anos

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 816 vezes

A frase-título é do secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins, durante sua palestra no 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão Brasília – Para o secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins, o reconhecimento da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em relação à ferramenta Ginga-NCL, que sacramentará em definitivo a interatividade no sistema nipo-brasileiro de TV Digital, é o reconhecimento de um trabalho de integração e inovação dos pesquisadores e gestores brasileiros. “A televisão digital brasileira foi feita para os próximos 20 anos”, afirmou o secretário.

Na sua palestra que versou sobre os esforços brasileiros na internacionalização da TV Digital nipo-brasileira no 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o secretário de Telecomunicações revelou que o Brasil ao optar por um dos três sistemas de tevês digitais [americano, europeu e japonês], levou em conta um trabalho que tivesse como parte integrante a inovação. Assim, vingou a idéia de “dominarmos o software da TV Digital”. Para em seguida acrescentar: “A UIT está reconhecendo o software e hardware da nossa TV Digital.”

O secretário não tem dúvida que a TV Digital brasileira é tecnologicamente a melhor existente no mundo. Explicou que todos os três sistemas de tevês digitais transmitem em resolução 1.080 entrelaçados. Nenhum em resolução progressiva. Mas fez questão de observar que com a adoção da ferramenta MPEG-4, que comprime áudio e vídeo, a tv digital nipo-brasileira está preparada para a resolução 1.080 progressivo. “Nenhum sistema do mundo está mais preparado para os próximos passos do que a TV Digital nipo-brasileira”, frisou.

Na visão do secretário de Telecomunicações, mais reconhecimentos internacionais estão a caminho. Prognosticou que com a produção em escala, os preços dos aparelhos de tevês e conversores tendem a cair. O cronograma de instalação dos canais digitais está adiantado no país. Adiantou que no momento, o ministério trabalha juntamente com o MCT e o MDIC em outro cronograma, junto aos fabricantes de aparelhos de telas de tevês. Em 2010, queremos incorporar o conversor aos aparelhos de até 32 polegadas. Depois, a partir de 2011, para todos os outros tamanhos de telas.

TV Digital no mundo

Com relação à adoção da TV Digital no mundo, Filipinas está enviando uma delegação de governo para conhecer a sua implantação no Brasil. Na América Latina, o Peru já oficializou sua decisão pelo sistema nipo-brasileiro. A Argentina assinou acordo de desenvolvimento científico com o Brasil e provavelmente deverá anunciar sua opção depois de 28 de junho, data das eleições legislativas.

No Chile, Equador, Paraguai, Bolívia e Venezuela as conversações estão bem adiantadas. Em Cuba, os testes já começaram neste mês de maio. Uruguai e Colômbia anunciaram a adoção do sistema europeu; entretanto, ainda não iniciaram a implementação da TV Digital. O secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins observou que “à medida que o padrão nipo-brasileiro for se disseminando, nossa expectativa é que esses países revertam suas opções”, concluiu.


Tags deste artigo: tv digital livre ginga
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/13651

Eventos de Software Livre no Brasil