Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Para começar bem no Linux

4 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2290 vezes

A escolha correta de uma distribuição do sistema operacional de software livre pode livrar o usuário iniciante de problemas

Em anúncios de computadores, é comum encontrar a descrição “Vende-se PC com HD de 250 GB, processador 1.6 GHz... e Linux”. Na hora de comprar um micro, esta última palavrinha pode representar uma economia expressiva no custo da máquina, porque não é preciso pagar pela licença do sistema operacional. Depois de ligar o PC pela primeira vez, porém, o visual diferente dos programas de código aberto, às vezes, afugenta o usuário acostumado a softwares mais conhecidos, como o Windows.

Foi o caso de Carmen Frandalozo, 55 anos, que ganhou um computador do filho, Pablo Rodrigo Darde, 31 anos, técnico em sistemas de informação. Ele comprou um micro com o Ubuntu, uma das distribuições (famílias de sistemas operacionais baseados em Linux) mais conhecidas de software livre, mas achou melhor trocar pelo Windows antes de entregar o presente.

– Para quem não conhece muito, acho o Windows mais didático. Além disso, minha mãe estava estudando para um concurso e tinha uma prova de informática em que um dos temas era Windows e pacote Office – explica Darde.

Marcos Jorge Leonel, gerente de produto da Itautec, fabricante que oferece a distribuição Librix em algumas máquinas, reconhece que a troca de sistemas existe:

– Isso ainda acontece, mas se percebe uma tendência de diminuição.

Apesar da má impressão inicial deixada por algumas versões, ou ideias pré-concebidas, distribuições mais amigáveis (fáceis de usar) do sistema operacional livre podem garantir uma boa experiência ao usuário.

– O Linux aparece hoje com interfaces gráficas muito elaboradas – diz o coordenador da Associação Software Livre, Ricardo Fritsch (confira três sugestões no quadro). Em outras palavras, o Linux não se resume mais a uma tela preta com letras brancas em que ações simples, como descobrir os arquivos salvos em uma pasta, exigem que o usuário domine uma série de códigos. Assim como no Windows, as tarefas no Linux podem ser realizadas via mouse.

– Sob o ponto de vista de instalação e interface gráfica, o Linux fez um progresso grande. Está praticamente parelho com o Windows – avalia Alexandre Carissimi, professor do Instituto de Informática da UFRGS e especialista em sistemas operacionais.

Além de trazer economia no gasto com o sistema operacional, que pode cair de até R$ 300 para R$ 30, segundo Leonel, outras despesas que o usuário teria também são reduzidas. Tanto o Librix quanto as demais distribuições conhecidas costumam vir prontas para o uso, com navegador de internet, programas de mensagens instantâneas, VoIP (como o Skype) e softwares de trabalho (equivalentes ao pacote Office) incluídos.

Mesmo o suporte técnico não é motivo para se manter longe do Linux. A ajuda existe em fóruns na internet das comunidades de desenvolvedores, listas de e-mail e, principalmente, entre amigos que entendam do assunto. Há fabricantes que oferecem ajuda por telefone, pelo mesmo período da garantia do equipamento. É possível iniciar com pé direito no Linux, basta saber onde pisar.

Por Guilherme Neves

Zero Hora.Com

Em vídeo, saiba como dar os primeiros passos no Linux

Caminho seguro
Conheça as distribuições de Linux mais utilizadas em computadores domésticos. Todas têm versão em português, interface gráfica amigável e ampla compatibilidade com outros hardwares:
Ubuntu
É desenvolvida pela empresa sul-africana Canonical, que lança duas novas versões por ano. Costuma ser compatível com a maioria dos acessórios e periféricos, como impressoras, do mercado.
Última versão: 10.04 (Lucid Lynx)
Onde baixar: www.ubuntu.com
Fedora
O projeto é patrocinado pela empresa de softwares Red Hat. Em sua última versão, um dos pontos fortes é a instalação automática de drivers e idiomas.
Última versão: 13 (Goddard)
Onde baixar: fedoraproject.org
OpenSUSE
Desenvolvido pela empresa de informática Novell, o OpenSUSE está na sua versão 11.2. Entre os destaques para o usuário médio, há o suporte a redes sociais. São oferecidos pelo menos três programas para Twitter e outro serviços similares.
Última versão: 11.2
Onde baixar: www.opensuse.org/pt-br
Onde buscar ajuda
>Fóruns e comunidades da própria distribuição:
– tinyurl.com/zhajudaUbuntu
– tinyurl.com/zhajudaFedora
– tinyurl.com/zhajudaSuse
>Listas de usuários. Uma delas é a gaúcha TcheLinux (tchelinux.org)
Ao comprar um computador com software livre, procure saber qual distribuição acompanha a máquina e de quanto tempo é o suporte.



Tags deste artigo: lucid lynx ubuntu fedora opensuse

Eventos de Software Livre no Brasil