A Opera Software, desenvolvedora do navegador Opera, anunciou nesta segunda que seus produtos são usados por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Metade desses consumidores estão em desktops e a outra metade em celulares
Segundo a Opera, 50 milhões de usuários adotaram o navegador nas plataformas Linux, Mac e Windows, e outros 50 milhões usam o Opera Mini nos celulares. O crescimento no desktop é de 30% ao ano, de acordo com a empresa, em números registrados entre março de 2009 e março de 2010.
No desktop, o Opera tem a fama de rápido: a própria empresa diz que o navegador é o mais veloz do mundo, com a versão 10.5 sendo até sete vezes mais rápida que a anterior (10.10). Apesar de otimistas, os números da Opera ainda estão atrás da concorrência.
De acordo com a Net Applications, que mede o uso de navegadores e sistemas operacionais na web, o Opera tem apenas 2,38% de mercado. O líder ainda é o Microsoft Internet Explorer (62,18%), seguido pelo Mozilla Firefox (24,41%), Google Chrome (5,20%) e Apple Safari (4,51%).
Fonte: Terra