Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Lula: governo vai expandir banda larga mesmo se empresas não apoiarem

12 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 15287 vezes

Presidente-lulaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (12), que o governo irá expandir o acesso à banda larga de internet no país mesmo que as empresas não queriam fazer parcerias com o governo.

 

"A banda larga vai sair, ela vai sair. Ou as empresas privadas fazem parceria com o governo e a gente faz o que tem que fazer, ou o governo estará preparado para fazer, se as empresas não quiserem fazer. Mas nós vamos levar banda larga onde for necessário levar porque nós achamos que todos os brasileiros têm que ter igualdade de oportunidade", disse, após visitar uma fábrica de computadores da Positivo em Curitiba.

 

O presidente se referia ao Plano Nacional de Banda Larga, que está sendo elaborado pelo governo e terá que passar pelo Congresso. A previsão é que, se aprovado, comece a ser implementado este ano, atingindo 300 cidades até o fim do ano, e se prolongue por mais quatro anos.

 

Plano

Estimativas da Casa Civil apontam para um custo total do projeto de até R$ 15 bilhões, entre recursos próprios de prestadoras e de financiamentos públicos.

Para o Ministério das Comunicações, porém, o plano custaria dezenas de bilhões. Esse valor ou parte dele deverá aumentar o volume de investimentos previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Para técnicos e especialistas do setor, mesmo que o governo consiga definir no próximo mês as diretrizes, não há como colocar em prática neste ano o Plano Nacional de Banda Larga. 

Não é a primeira vez que Lula faz pressão sobre empresas privadas, utilizando-se do argumento de que pode acionar o Estado. Em outubro do ano passado, ele chegou a conversar com o presidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, para que a empresa investisse em siderurgia, evitando exportar apenas o minério bruto.

 

'Oxigênio'

Lula disse ainda que o computador, atualmente, é "quase como o oxigênio".

"O computador, ele virou hoje quase que uma necessidade. É quase como o oxigênio que a gente respira no mundo do trabalho. Uma prefeitura não funciona mais sem computador, o governo não funciona sem computador, ou seja, nada hoje funciona sem computador."

Fonte: G1


Tags deste artigo: lula internet

Eventos de Software Livre no Brasil