O Brasillinux DosVox é um sistema operacional livre para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.
O que diferencia o Brasillinux Dosvox (BD) de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no BD, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o BD estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.
Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo BD é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.
Em que consiste o BRASILLINUX DOSVOX?
O programa é composto por:
-
Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
-
Sistema de síntese de fala;
-
Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
-
Impressor/formatador para braille;
-
Diversos programas de uso geral para o cego, como
-
Jogos de caráter didático e lúdico;
-
Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
-
Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;
-
Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Acesso a Homepages, Telnet e FTP.
-
Leitor simplificado de telas
Saiba mais em: http://www.brasillinux.org