Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Integrante da ASL mostra na redação da Zero Hora como criar um live CD e experimentar o Ubuntu

4 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2435 vezes

O técnico em informática e integrante da Associação Software Livre, Felipe Santos da Silva, na segunda-feira (1/6) mostrou como dar os primeiros passos para experimentar o Ubuntu, na redação da Zero Hora. Clique aqui para ver o vídeo.

Leia a matéria abaixo:

Uma das vantagens do Linux da qual já falamos aqui no Infosfera várias vezes é a possibilidade de degustar distribuições de software livre via live CD.

Na prática, um CD inicializável (bootável) que nos permite usar um sistema operacional inteiramente pela mídia, sem passar para o HD. Também funciona com pendrive.

Como dar os primeiros passos? Confira as dicas e o vídeo abaixo.

VOCÊ VAI PRECISAR DE
- Uma imagem da distribuição, que você pode obter aqui (site do Ubuntu)
- Uma mídia virgem (um CD)
- Um software que faça a gravação de CDs (como o Nero Lite)

COMO FAZER
- Baixe a imagem do sistema operacional (clique aqui)
- Grave a imagem no CD virgem e seu Live CD está pronto

E AGORA…
- Coloque o CD na gaveta e reinicie o computador. O resto é com o nosso camarada Filipe, do vídeo abaixo na sequência, uma versão super resumida do workshop que o camarada fez aqui na redação da Zero Hora.
clique aqui

Algumas facilidades do Linux via live CD. Você consegue experimentar todo o ambiente do programa e seus aplicativos (games, editores de texto, messengers, navegador de internet, editor de imagem, players de música e vídeos). As configurações de rede são fáceis.

No nosso caso, com o cabo já conectado, reconheceu auomaticamente. A compatibilidade também facilita a vida. E outra, se voê quiser instalar, pode fazê-lo enquanto ainda utiliza o programa. A única desvantagem é que o Linux via live CD é mais lento que no HD, mas isso a gente entende, né?

Fonte ClicRBS


Tags deste artigo: live cd linux primeiros passos ubuntu vídeo

Eventos de Software Livre no Brasil