Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Inovação na Cosanpa visa melhorar atendimento ao público

6 de Agosto de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3623 vezes

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) inova em sua implementação do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN). Trata-se de uma tecnologia de software livre disponibilizada no Portal de Software Público Brasileiro (PSPB), que irá realizar a gestão dos clientes da Companhia, com o objetivo de melhorar o atendimento ao público e fornecer ferramentas de gestão de indicadores para o corpo técnico da empresa.

Nesta semana, com a presença de consultor do Ministério das Cidades, a Cosanpa decidiu que todo o processo de implementação do GSAN com software livre será público para toda a comunidade, disponível no portal.

Segundo o presidente da companhia, Eduardo Ribeiro, "a Cosanpa entendeu que o compartilhamento das informações cria um ciclo virtuoso, em que todas as empresas de saneamento ganham, bem como toda a comunidade, que passa a conhecer as vantagens e dificuldades a serem superadas em um processo de implementação deste porte".

Segundo Ribeiro, "vivemos hoje na sociedade da informação e quem compartilha informações e conhecimento ganha. Esta é uma das metas da Cosanpa rumo à busca de eficiência em suas atividades e melhoria no atendimento à população".

De acordo com o consultor do Ministério das Cidades, José Maria Villac Pinheiro, "o GSAN mostrou que é uma oportunidade de democratizar a prestação de serviços de tecnologia da informação junto a empresas de TI do mercado, gerando mais empregos, possibilidades de negócios e arrecadação de impostos, além de melhorar a eficiência na operação de empresas de saneamento, como é o caso da Cosanpa".

Recentemente o GSAN foi adotado pela Petrobras, lembra Pinheiro, "para vir a ser implementado em mais de 20 cidades brasileiras para gestão da operação de atendimento à distribuição de gás encanado para a população". Segundo ainda José Maria Pinheiro, "atualmente o GSAN já gerencia mais de 4 milhões de consumidores de água em todo o Brasil. É uma iniciativa de sucesso com economia de recursos em uma implementação e manutenção para o benefício da população brasileira".

Fonte: Agência Pará de Notícias


Tags deste artigo: cosanpa software livre pará

Eventos de Software Livre no Brasil