Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Índios participam de inclusão digital na Bahia

22 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2182 vezes

Sete nações indígenas compostas por 24 aldeias estão incluídas no projeto por meio do site Índios on-line, um portal de diálogo intercultural. A rede conta com a parceria da ONG Thydêwá, idealizadora do projeto, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio do programa Pontos de Cultura Viva e da Associação Nacional de Apoio ao Índio (Anai).

O objetivo, de acordo com o índio Jaborandy Yandê, um dos coordenadores do projeto é possibilitar que o índio seja o seu historiador, antropólogo, fotógrafo e seu próprio jornalista.

Movimento
Mais que um portal de divulgação cultural, o site é também um mecanismo que fortalece o movimento social indígena. É um espaço no qual se discutem questões referentes às demarcações de terras, maus tratos e preconceitos contra algumas tribos, e denúncia de crimes ambientais.

A nova sede do Índios Online, que está sendo finalizada em Olivença, dispõem de oficinas diárias de informática, atendendo a 30 índios. Os temas abordados são direitos indígenas, inclusão digital, turismo ecologicamente correto, cidadania, reciclagem, entre outros, escolhidos pela comunidade.

Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus (465 km de Salvador), vai encontrar índios que frequentam escolas, surfam nas praias ilheenses e agora estão participando de um projeto de inclusão digital.

Por Camila Oliveira Agência A Tarde

fonte Terra


Tags deste artigo: anai bahia inclusão digital indígena cultura viva thydêwa oficinas

Eventos de Software Livre no Brasil