Sete nações indígenas compostas por 24 aldeias estão incluídas no projeto por meio do site Índios on-line, um portal de diálogo intercultural. A rede conta com a parceria da ONG Thydêwá, idealizadora do projeto, com o apoio do Ministério da Cultura, por meio do programa Pontos de Cultura Viva e da Associação Nacional de Apoio ao Índio (Anai).
O objetivo, de acordo com o índio Jaborandy Yandê, um dos coordenadores do projeto é possibilitar que o índio seja o seu historiador, antropólogo, fotógrafo e seu próprio jornalista.
Movimento
Mais que um portal de divulgação cultural, o site é também um mecanismo que fortalece o movimento social indígena. É um espaço no qual se discutem questões referentes às demarcações de terras, maus tratos e preconceitos contra algumas tribos, e denúncia de crimes ambientais.
A nova sede do Índios Online, que está sendo finalizada em Olivença, dispõem de oficinas diárias de informática, atendendo a 30 índios. Os temas abordados são direitos indígenas, inclusão digital, turismo ecologicamente correto, cidadania, reciclagem, entre outros, escolhidos pela comunidade.
Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus (465 km de Salvador), vai encontrar índios que frequentam escolas, surfam nas praias ilheenses e agora estão participando de um projeto de inclusão digital.
Por Camila Oliveira Agência A Tarde
fonte Terra