Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo do RS inova ao criar Gabinete Digital

25 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1817 vezes

TarsoDiante de uma plateia de blogueiros famosos, especialistas em comunicação digital, jornalistas, estudantes e membros do governo, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lançou ontem, dia 24 de maio, o Gabinete Digital. O objetivo, segundo ele, é oferecer canais permanentes de comunicação com a população e a chance do cidadão se apropriar verdadeiramente da democracia.

A criação do Gabinete Digital se baseou em modelos de democracia no mundo digital, como Alemanha e Estados Unidos, reunindo as melhores práticas e criando um conjunto único de mecanismos para a participação.

Feito em software livre pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (Procergs), o site reúne ferramentas como o Governador Responde, onde qualquer pessoa pode enviar uma pergunta e a mais votada do mês será respondida pelo próprio governador através de um vídeo. Pela Agenda Colaborativa, a população pode sugerir pautas para discutir com o governador na sua cidade. Em o Governo Escuta, são realizadas mesas redondas para debater  diversos temas com a participação de especialistas e do governador, com transmissão pela internet e espaço para a interação dos internautas.  Para fazer a transmissão via internet, o Gabinete Digital se baseou na experiência da TV Software Livre com o uso do Landell, software de streaming cujo desenvolvimento foi fomentado pela Associação Software Livre.Org.

O chefe de gabinete do governador, Vinicius Wu, afirmou que a iniciativa também tem o objetivo de promover o uso do software livre. “Estamos apostando na renovação da democracia e no fortalecimento da cidadania com a participação e apropriação da tecnologia”, disse. Todo o conteúdo do site está licenciado em Creative Commons. A professora Ivana Bentes, diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presente no lançamento, comparou a iniciativa à criação do Orçamento Participativo. “Assim como o OP foi criado em Porto Alegre e hoje é utilizado por muitos países, espero que esse exemplo de democracia se torne um padrão para os gestores públicos do mundo inteiro”, comentou.

O evento de lançamento do Gabinete terminou com a liberação do códio do site pelo governador Tarso Genro, momento registrado na imagem acima. Na foto, o governador está acompanhado do sócio da ASL, Fabrício Solagna, que também integra a equipe responsável pelo Gabinete Digital. O governador Tarso confirmou ontem através de seu twitter a presença no fisl12.


Tags deste artigo: gabinete digital software livre tarso genro landell

33 comentários

  • 97e86552bdaf986c785e3e96c0585ee3?only path=false&size=50&d=404carlos(usuário não autenticado)
    3 de Junho de 2011, 14:50

    precatórios e casa própria

    gostaria de saber o porque não se cria um projeto no qual autorize a compra da casa própria com a utilização dos precatórios visto que estes podem ser considerados como um fundo de garantia das pessoas, junto ao banrisul ou a caixa econômica federal.obrigado


  • 14b4a8d95f1013d4ca124ae75f57f198?only path=false&size=50&d=404ivan(usuário não autenticado)
    14 de Julho de 2011, 17:13

    Precatórios

    Sr. Governador, porque não estimular a utilização dos precatórios para o pagamento de parcelas da casa própria ou até mesmo a quitação do imóvel.


  • 69ce535b3adb487b75208f54935b7af4?only path=false&size=50&d=404michelle(usuário não autenticado)
    12 de Março de 2012, 13:23

     

    Sr.governador por que o trabalhador que sol a sol estao ali como industriarios,pedreiros e tantos outros ganham apenas R$620.00 reais,sendo que um vereador,um deputado ate um jogador de futbol ganham verdadeiras furtunas?Sera q nao esta na hora de rever este assunto?acho que deveria ser mais dificil pra se candidatar.ter mais exigencias.obrigado


Eventos de Software Livre no Brasil