Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Gimp Paint Studio 1.4 lançado!

18 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3510 vezes

GPS 1.4 Ramón Miranda acaba de anunciar o lançamento da versão 1.4 do Gimp Paint Studio (GPS) em seu blog.

De acordo com Ramón, essa versão centra-se em efeitos especiais, que vão tornar a vida do artista muito mais fácil ao pintar coisas complexas, como os efeitos do fogo, vegetação, etc. É uma versão onde os conceitos experimental são bastante evidentes.

Não conhece o GPS? É uma coleção de pré-configurações, pinceis, gradientes e paletas que facilitam a vida do artista e conferem mais qualidade ao trabalho. Veja o vídeo de introdução e a galeria do projeto com algums exemplos.

Aproveitando, veja detalhes adimiráveis:

Se quiser saber mais, Existe um manual muito bom, produzido por Ramón Miranda e traduzido para português por Mozart Couto.

Como instalar o GPS

  1. Baixe o arquivo GPS_1_4 release.zip
  2. Mova o conteúdo do zip para o diretório de configuração do usuário, que no GNU/Linux fica em /home/<usuario>/.gimp-2.X (onde "X" pode ser "4", "6", "8",...)
    Instalando GPS
  3. Abra o GIMP e aproveite!
Gramado GPS

A ilustração de teste acima, eu fiz muito rapidamente, com pinceladas sobrepostas do pincel grama (N_Grass) 1 e 2 de verde escuro para quase preto.

Criando gramado

O pincel varia seu formato de forma aleatória graciosamente para ajudar a dar um aspecto mais natural ao gramado, aliás, essa é uma característica bastante comum aos pinceis do GPS.

Depois foi só aplicar um gradiente de por do sol na camada de baixo. Se quiser ver o original: gramado.xcf.gz (o GIMP abre a extensão .xcf.gz diretamente)


Tags deste artigo: gps gimp
Fonte: Aurélio A. Heckert

Eventos de Software Livre no Brasil