Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Expectativa e corredores cheios no começo do fisl

29 de Junho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1248 vezes

21382As centenas de atrações do 12º Fórum Internacional Software Livre começaram oficialmente nesta manhã, a partir das 9h. Até o final da tarde deste sábado, o Centro de Eventos da PUCRS, e, por quê não, Porto Alegre mesmo, é palco de um fluxo de informações e debates sobre neutralidade da rede (o tema deste ano) cultura livre, software livre, tecnologia, e tudo o que estiver relacionado.

Mesmo na primeira hora do Fórum, a movimentação é intensa. O público enfrentou o frio de 8 ºC e lotou as palestras iniciais, além de diversos estandes. Em um dos estandes, um software inusitado dá boas vindas a quem entra no evento. O programador e artista plástico Alexandre Rangel, de Brasília, demonstra um programa de edição de vídeo ao vivo. Com o aplicativo, é possível musicar peças de teatro e apresentações com facilidade e diversos recursos, enquanto elas acontecem.

A distância não é um obstáculo pros amantes e usuários do software livre marcarem presença no fisl. O estudante de Ciências da Computação Felipe Luciani veio direto de Maceió, e esta não é a primeira vez: “É o meu terceiro Fórum. Vim também em 2008 e 2009”. Interessado pela área de desenvolvimento Web e especializado na ferramenta Moodle, ele faz parte da organização do 1º Encontro Alagoano de Software Livre. “Encontrei muitos contatos aqui de encontros nordestinos anteriores de software livre, é muito legal. Ainda não consegui ver tudo, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo”, completa.

Da mesma forma, a presença feminina no Fórum já deixou de ser incomum há muito tempo. Fernanda Diverio, de São Gabriel, é estudante de Sistemas da Informação na Urcamp e participa pela segunda vez do evento. “Me interesso por software livre, acho legal a ideia. Tá massa esse ano, melhor do que no ano passado!”, comemora.

Para quem ainda não fez a incrição, elas podem ser feitas no local, de acordo com a disponibilidade de vagas. Acompanhe a programação para os destaques do dia de hoje e dos próximos.

 

 


Fonte: fisl12

55 comentários

  • Leleo fev 2014 minorleleobhz
    1 de Julho de 2011, 10:32

    Nerdson não vai à escola

    "A distância não é um obstáculo pros amantes e usuários do software livre marcarem presença no fisl. O estudante de Ciências da Computação Felipe Luciani veio...". Foi e matou aula. Vocês não consideraram em momento algum que boa parte das universidades termina as aulas dia 1 de Julho. USP: sist​emas​.usp​.br/​jupi​terw​eb/j​upCa​lend​ario​2011​.jsp UNICAMP: www.​dac.​unic​amp.​br/p​orta​l/gr​ad/c​alen​dari​os/c​algr​a201​1/in​dex.​html UFMG: www.​ufmg​.br/​conh​eca/​cale​ndar​io.s​html (Termina até mais tarde que a USP/Unicamp - E tem docente da UFMG nào indo a escola também ai!!!). Ah, mas vocês estão no RGS né. Então tá: www.​prog​rad.​ufrg​s.br​/pro​grad​-1/C​alen​dari​oAca​demi​co20​11.p​df 18/07!!!!

    Pensem duas vezes ao escolher a data do FISL, que por essas e outras começa a aparentar uma mediocridade tremenda com uma classe que é a maior força motriz do Software Livre: A Acadêmica.


  • 714552984bf2fe7bc5162af70a5d0bb6?only path=false&size=50&d=404Rodrigo(usuário não autenticado)
    1 de Julho de 2011, 19:47

    mimimi

    Muitos universitários que lá estão fizeram caravana com a própria faculdade/universidade. Poucos estão matando aula por isso e por isso tbm existe caravana.
    Só pq tu não foi tu vai ficar de mimimi ai xingando o evento?
    Então todo evento tem que ser feito em época de férias para o senhor poder ir?
    E o Consegi? Que reúne milhares de estudantes em maio (antes era agosto). LinuxCon, Ensol, Latinoware, etc. Nenhum deles são em época de férias e sempre tem universitário e trabalhadores por lá.
    Seguindo esse raciocínio tu só pode ir na Campus Party né? É em janeiro e nesse mês tu fica coçando o saco pq não tem que ir para aula.
    Xingar é fácil, agir nem tanto né.


  • Leleo fev 2014 minorleleobhz
    2 de Julho de 2011, 15:31

    Mimimi?

    Engraçado dizer que é mimimi, porque o correto seria NINGUÉM PRECISAR MATAR AULAS. E como eu provei, o semestre em diversas universidades do país terminam APÓS o dia primeiro. Meu caso calhou de ter prova na quarta e na quinta, não poderia matar aula. Eu saio de longe, de forma que fazer essa viagem é algo complicado.

    A questão é que o FISL tem um grande apelo acadêmico, inclusive sediando o WSL. Eventos no meio do semestre são fáceis de lidar exatamente porque há uma dificuldade maior de bater com datas de provas, e mesmo elas quando acontecem, em geral podem ser reaplicadas ou substituidas, algo que os professores não gostam de fazer no final de semestre.

    Não tenho interesse na campus party, e considerando o curso que eu faço, férias só difere das aulas porque não tem professor.

    Xingar é fácil, realmente. O problema é quando o xingar é o único recurso disponível para se fazer ouvido. Eu não posso fazer nada em relação ao FISL (Mesmo que fosse voluntário provavelmente não poderia dar pitaco nisso). A data realmente foi mais infeliz do que outras datas no meio do ano, e acho que se o evento fosse 1 semana depois não mataria ninguém e abrangeria as férias de muita gente.

    Mais um pouco sobre fazer/agir: Eu acho que você sabe muito pouco sobre minha pessoa para dizer se eu faço ou não.


    • Cec4535abbbc7069ba23da71aaa7ce90?only path=false&size=50&d=404Claudemir Todo Bom(usuário não autenticado)
      4 de Julho de 2011, 21:47

      data do evento

      realmente a data poderia ser melhor, mas temos que lembrar do anúncio inicial do evento, no qual a organização informou que quando foi agendada a data o centro de eventos da PUC não estaria disponível para as semanas seguintes. Acredito que não tenham muitos locais apropriados para um evento de tal magnitude. O FISL10 ocorreu na mesma época, o 11 foi no final de Julho (bem melhor).


  • 22f871e7438eabd7d70c45cda368211d?only path=false&size=50&d=404Jaline Mombach(usuário não autenticado)
    5 de Julho de 2011, 10:49

    Data do evento

    Concordo plenamente quando o pessoal reclama da data escolhida. Sou acadêmica da Unipampa e fomos em caravana. Mas, é final de semestre e temos muitoos trabalhos e provas, o tempo é "escasso" para o estudo. Se trocassem a data, certamente outros colegas iriam.


Eventos de Software Livre no Brasil