Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Evento de informática aberto ao público no Vale do Sinos

13 de Setembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1293 vezes

Participantes poderão conhecer um pouco mais sobre tecnologias livres de custos de licença. Evento acontece no sábado, 25/09, na Feevale, em Novo Hamburgo.


O Software Freedom Day (SFD) acontece simultaneamente em vários locais do mundo, tendo como objetivo difundir conhecimento sobre tecnologias de código aberto, que são uma tendência entre empresas e órgãos públicos. O evento será realizado dia 25/09 a partir das 13h, na Feevale, contando com palestras e atividades sobre software livre. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

A grade de programação foi planejada para atender a pessoas de diversos níveis de conhecimento e focos de interesse. “Temos atrativos para diferentes públicos, tais como músicos, educadores, desenvolvedores e até mesmo interessados em conhecer onde podem utilizar software livre”, afirma o coordenador do evento e participante do grupo de Software Livre do Vale do Sinos, Daniel Bauermann.

O coordenador lembra que o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais que conheçam programas livres de computador. Por serem livres, economicamente mais viáveis e por proporcionarem aos usuários maior independência em relação a fornecedores, os programas de código aberto já são uma realidade no setor público e privado. “Esperamos contribuir, apresentando o assunto à sociedade e proporcionar às pessoas um pouco mais de conhecimento sobre software livre, tornando-as mais preparadas para o mercado de trabalho”, diz Daniel.

Um exemplo é a trilha de educação, voltada a professores que desejam utilizar software livre como ferramenta de ensino. “Trata-se de um espaço bastante enriquecedor, pois além de divulgar trabalhos na área de educação utilizando software livre, permite o compartilhamento de ideias e experiências”, enfatiza.

O coordenador do evento também destaca a palestra “Arduino e Computação Física”, em que serão apresentados conceitos hardware livre – o projeto Arduino. Trata-se de uma visão geral sobre o funcionamento de circuitos eletrônicos embarcados e como programá-los. Outro destaque é a palestra sobre "Editoração Musical em Linux". Destinada a músicos e interessados no assunto, mostra como o software livre atende a diferentes públicos.

A grade completa do Software Freedom Day (Dia da Liberdade do Software) está disponível no link: http://wiki.softwarelivre-vs.org/DiaDaLiberdadeDeSoftware2010


Serviço:

O que: Software Freedom Day – Novo Hamburgo

Quando: 25 de setembro – sábado

Onde: Campus II da Feevale, Prédio Arenito - Novo Hamburgo / RS. Salão de eventos, sala 205, 101 e 102.

 

Sobre o Dia da Liberdade de Software

O Dia da Liberdade de Software 2010 é um evento global sobre Software Livre, cujo objetivo é informar ao público sobre os benefícios de usar Software Livre de alta qualidade em escolas, no governo, em casa, e nas empresas. O grupo de usuários SoftwareLivreVS, com o apoio da Feevale, realizará a edição local do evento em Novo Hamburgo / RS, no Campus II da Feevale, no Salão de Exposições do Prédio Arenito, das 13h às 17h, no dia 25 de setembro de 2010.

O evento é gratuito e haverá palestras, palestras relâmpago, oficinas, demonstração em computadores, festa de assinatura de chaves, contato com a comunidade local e muito Software Livre para usar em seu computador. Mais informação sobre o evento global em http://softwarefreedomday.org/

Por Rochele Prass


Tags deste artigo: sfd software freedom day novo hamburgo

Eventos de Software Livre no Brasil