Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Especialista internacional em participação online elogia Gabinete Digital

20 de Dezembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1341 vezes

A experiência do Gabinete Digital em coletar propostas para a saúde junto à população rendeu elogios do estudioso americano Matthew Salganik, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Ele comparou o Governador Pergunta, ferramenta criada pelo Gabinete Digital do governo gaúcho, com o Open for Question, do governo Barack Obama.

Segundo ele, embora as duas ferramentas tenham o mesmo objetivo, de aumentar a participação popular na gestão pública, o Governador Pergunta superou a experiência americana. Em seu blog, Salganik explicou o sistema de votação do Governador Pergunta, que qualificou como mais resistente a manipulações. Ele também elogiou a ferramenta gaúcha por usar somente softwares livres.

Em carta ao governador do RS, ele também elogiou as iniciativas de mobilização da população colocadas em prática pelo Gabinete Digital. Um dos exemplos apontados por ele foi a Van da Participação, que percorreu 800km em um mês de consulta pública, oferecendo acesso a população em bairros carentes e espaços públicos da capital e região metropolitana.

Salganik é considerado um dos três maiores especialistas na área que agrega ciências sociais e redes sociais nos Estados Unidos. Para ler o post sobre o Governador Pergunta no blog americano, acesse.


Tags deste artigo: gabinete digital governador pergunta software livre

Eventos de Software Livre no Brasil