Não supreende a ninguém dizer que o futuro da informática está na nuvem. Menos ainda, dizer que a nuvem também é livre. O autor de um dos projetos de software livre melhor sucedidos da nuvem, Pau Garcia-Milá, do eyeOS, esteve no Fórum Internacional Software Livre (fisl10) nesta quinta, apresentando o sistema, e convidando programadores para um concurso de aplicações para a plataforma. "No ano que vem o que veremos é cloud computing, cloud computing, cloud computing..." – disse Milá.
A cloud computing, ou computação nas nuvens, consiste em colocar serviços e documentos em servidores na internet em vez de armazená-los no computador. Sites como o serviço de fotos Flickr, por exemplo, podem fazer as vezes de uma pasta Minhas Imagens nos computadores dos usuários.
Páginas como o Google Docs & Spreadsheets também são um exemplo. Nelas, os usuários criam, editam e compartilham documentos de textos, planilhas eletrônicas ou apresentações de slides diretamente do borwser, com a opção de imprimir ou gerar arquivos que podem ser utilizados no desktop depois.
O eyeOS é um sistema operacional que pode rodar diretamente dos servidores da empresa que o mantém, ou pode ser baixado para o computador do usuário. Uma boa alternativa para plataformas móveis, como netbooks ou celulares.
– Existem três tipos de eyeOS para celulares, uma versão básica para Nokias sem Symbian, uma intermediária para BlackBerries e Nokias mais modernos, e uma avançada, para iPhone e Android.
Todos podem ser utilizados livremente. Aliás, Milá veio ao fisl10 buscar colaboradores, sejam hackers que desenvolvam para a plataforma, sejam críticos que possam ajudar a aprimorá-la. Essa é a ideia do concurso.
– Queremos que todos os desenvolvedores participem. Seria um prazer enviar o prêmio, um lindo netbook, para o Brasil – brincou o palestrante.
Para baixar o sistma operacional de Milá basta acessar o site www.eyeos.org.