Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Centro de Software Livre de São Carlos dá primeiros passos

8 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1962 vezes

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, passou a contar, recentemente, com uma unidade do Centro de Competência em Software Livre (CCSL). O local integra o CCSL global da USP, que também tem um grupo no Instituto de Matemática e Estatística (IME), na capital.

O CCSL da USP é parte da rede internacional de Centros de Competência do Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software), que possui representação na Espanha, Alemanha, Itália, França e Brasil, China, Polônia e Japão. Tendo como objetivo incentivar o desenvolvimento e o uso do software livre/aberto dentro e fora da universidade, os CCSL atuam como pólos centralizadores de projetos de pesquisa científica e tecnológica, projetos de desenvolvimento de software livre, eventos para a comunidade, cursos de capacitação e assessoria técnico-científica em tópicos relacionados a software livre e informação aberta.

No dia 23 de abril, as equipes do CCSL-IME e CCSL-ICMC se reuniram no ICMC, com o objetivo de discutir a integração dos portais QualiPSo, QualiPSo Brasil, CCSL-IME e CCSL-ICMC e a criação da Rede de Inovação e Prospecção em Sofware Livre (RIP-SL). A integração do CCSL-ICMC com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), no desenvolvimento de pesquisas e aplicações em comum, também foi um dos temas discutidos na reunião.

Alguns resultados do CCSL-ICMC já podem ser vistos e experimentados. É o caso da ferramenta JaBUTi (Java Bytecode Understanding and Testing), desenvolvida no ICMC e utilizada para facilitar testes estruturais para programas orientados a objeto. Além dos aplicativos, o CCSL-ICMC também visa fomentar o desenvolvimento de material didático livre para treinamento em software aberto.

O Projeto QualiPSo O QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software) é uma iniciativa da Comissão Européia que visa a promoção do uso de software livre de qualidade na academia e na indústria. É financiado por grandes indústrias (como Siemens, Telefonica e Atos Origin), governos, universidades e instituições de pesquisa.

Ações
Os trabalhos da USP em software livre são destaque e referência, beneficiando outras áreas - inclusive as que, e em uma primeira vista, estão distantes da informática.

Pesquisadores do IME criaram o MedSquare, programa que, baseado em software livre, possibilita a interpretação de imagens médicas. “O software interpreta a movimentação molecular da água através do sinal recebido e o relaciona com a estrutura do tecido, criando um modelo tridimensional", diz o professor Marcel Jackowski. Leia mais sobre o MedSquare.

E na Escola de Comunicações e Artes (ECA), um resultado da aplicação do software livre foi o projeto temático Mobile, elaborado em parceria com o CCSL. O programa tem como principal meta a possibilidade de proporcionar ao seu usuário maior interatividade na criação de um produto artístico. Conheça o Mobile.

Fonte Planeta Universitário


Tags deste artigo: instituto ime icmc matemáticas computação ccsl software livre usp são carlos universidade

Eventos de Software Livre no Brasil