Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cambé/PR inaugura primeira biblioteca para deficientes visuais

7 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1892 vezes

Fotos_biblioteca_livre_02Foi inaugurada  dia 25/05, a Biblioteca Municipal de Cambé, a primeira biblioteca livre do Paraná destinada à portadores de necessidades especiais (deficientes visuais). O  desembargador do TRT da 9ª Região, Ricardo Tadeu da Fonseca,portador de deficiência visual, foi convidado para prestigiar a solenidade.

Esse projeto nasceu nas reuniões do Rotary Club de Cambé. Os sócios decidiram criar algo livre, sem vínculos, buscando a inclusão digital, cultural e social dos deficientes visuais. Com doações, montaram dois computadores.

Porém, a dificuldade era conseguir softwares (programas) para dar vida ao projeto. Com o apoio da Organização BrasiLLinux foi possível compilar uma distribuição do Sistema Operacional Linux, um interpretador de texto e ainda os livros digitados.

A BrasiLLinux também produziu uma versão que roda diretamente em uma mídia removível, facilitando para que outras instituições possam criar bibliotecas semelhantes.

A Prefeitura participa do projeto cedendo espaço da Biblioteca Municipal, adaptação do espaço com piso tátil, treinamento de pessoal para condução até a posição de leitura, bem como instruções básicas para os novos usuários do projeto.

Conforme a presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé, Arísia Mendes Gonçalves, o conteúdo de 2.200 livros está à disposição dos deficientes visuais para que eles possam ouvir essas obras. Ela fez questão de parabenizar o Rotary Club de Cambé por essa iniciativa.


Fonte Apostilão



Tags deste artigo: biblioteca cambe paraná linux brasillinux deficientes visuais cegos software livre

Eventos de Software Livre no Brasil