Pelo Adm. e especialista em Finanças Empresariais
Rafael Tavares Bomfim
Quando compramos um software que não podemos alterá-lo e nem saber como ele foi desenvolvido, esse tipo de software é chamado de “software proprietário”. Nesse caso, o “software livre” seria o oposto do “software proprietário”. Segundo a definição criada pela Free Software Foundation, software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Por essa razão, o movimento do software livre está recebendo o apoio de tantas empresas, profissionais, universidades e governos de todo o mundo.
Por sua vez, o cooperativismo é um movimento que surge junto com a Revolução Industrial, como forma de amenizar os traumas econômicos e sociais que assolavam a classe trabalhadora com suas mudanças e transformações. Entre todos os povos, sempre existiram tradições de solidariedade, benefício comum, trabalho em grupo e ajuda mútua.
Da união desses dois movimentos, surgiram as cooperativas de software livre. Uma grande oportunidade de negócios também na Bahia.
Leia o artigo completo na versão Online da Revista Adm (PDF). (pág. 14 e 15)