A cidade de Canela, na serra gaúcha, servirá de modelo para outros municípios do país a partir da inauguração de seu “Projeto Cidade Digital”, que irá contar com uma rede de alta velocidade, garantindo qualidade e disponibilidade para serviços de alto tráfego, capaz de suportar diversas tecnologias emergentes de voz, dados e vídeo sobre IP.
A construção da rede levou em conta as novas demandas que requeiram troca de informações em tempo real, como telemedicina, videoconferência, teleaulas, televigilância e outras aplicações em benefício da educação, saúde, transporte e segurança dos cidadãos.
O projeto, baseado em topologia de Alto Desempenho e Confiabilidade – ADC, foi desenvolvido pelas empresas Datacom, Parks, Visão Tecnologia, Telcon e Seal durante o ano de 2010 e contou com a parceria do Núcleo de Inclusão Digital do Governo Federal e Prefeitura de Canela.
Com 5 mil metros de cabos de fibras óticas implementados na geografia da cidade, a rede servirá de infraestrutura visando preparar os municípios para serviços de alta capacidade, qualidade e disponibilidade, levando modernização à administração pública e acesso de banda larga, com benefícios para toda a população.
Além do modelo tecnológico que está sendo inaugurado, o município também está lançando o projeto UCA do Governo Federal que prevê a distribuição de um computador por aluno na escola do Projeto Guri Legal, que está integrada na rede da Cidade Digital oferecendo acesso de banda larga aos alunos contemplados. Projeto será ativado no dia 1 de março.
* fonte: Convergência Digital
44 comentários
A minha cidade ja tem isso ...
O nome da minha Cidade é Santarém no estado do Pará e aqui temos o projeto NavegaPará que é um projeto do Governo Estadual (da gestão anterior a que foi eleita agora) e que foi desenvolvido pela PRODEPA - Processamento de Dados do Pará, o NavegaPará consiste de um enlace com tecnologia de redes mesh por quase toda a cidade com acesso gratuito aos moradores que estejam no raio de alcance do enlace.
Nossa cidade tem aproximadamente 300 mil abitantes e todos os órgãos públicos em todas as esferas: executivo, legislativo e judiciário estão usando o link inclusive as universidades públicas tanto estadual como a federal e as escolas municipais, estaduais e o Instituto Federal do Pará que também tem um campos em nossa cidade utilizam o serviço gratuito.
Deixo esse comentário para mostrar que as politicas de acesso e projetos grandes de desenvolvimento nessa área estão acontecendo em todos os lugares do Brasil e não apenas no eixo sul-suldeste. Abraços Idelvandro Fonseca
Administrador de sistemas e redes
usuário Ubuntu 10.10, Debian Lenny
Duvida
resposta
O NavegaPara se vale da fibra ótica que é usada pela EletroNorte então a saída é na fibra mas o acesso é via radio no qual a velocidade de navegação roda em torno dos 50Kbps isso significa que o download roda em média aos 400kbps, os dados no site acima citado não estão totalmente atualizados pois la ele mostra apenas 2 hotspots de acesso livre na cidade, mas a realidade é que a cidade tem um quadrante de acesso livre de aproximadamente una 15Km².
A banda mínima que é garantida é de 2.5GB por cidade.
Bom era só pra esclarecer mesmo ... pois na maioria das vezes se da muito credito e visibilidade ao que acontece no eixo sul-sudeste e se esquece totalmente do Norte do País ... e aqui como falei no comentário anterior também se desenvolve tecnologias.
Abraço a todos ...
Discordo