Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

RS Rural divulga software livre

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 588 vezes

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) para Apoio à Gestão do Programa RS Rural, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), foi apresentado sábado no Fórum Internacional de Software Livre 2002. Segundo a diretora executiva do RS Rural, Fernanda Corezola, o SIG, um software livre, é de grande importância para o planejamento e o controle das ações empreendidas através do mapeamento das potencialidades socioeconômicas e ambientais, oferecendo suporte para as questões desenvolvidas.

Corezola explicou que um estudo detalhado, tanto estatístico como geográfico, é fundamental para os projetos de geração de renda e conservação de recursos naturais, além de garantir um melhor gerenciamento do que tem sido feito todos os anos.'Visualizamos através de mapas os efeitos do programa', disse.

Para isso, o SIG é capaz de responder a perguntas que permitem definir uma estratégia do que precisa ser trabalhado, como por exemplo, onde estão as famílias de agricultores que produzem frutas ou cana-de-açúcar para construir um investimento em agroindústria? Quais as áreas cujos solos necessitam de financiamento para compra de calcário? Onde vivem os agricultores mais pobres do Estado?

Essas e outras questões podem ser respondidas através do programa desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto de Informática da Ufrgs.

PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2002


Tags deste artigo: fisl2002
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/408

Eventos de Software Livre no Brasil