A Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SAA) do RS e a empresa de informática de Campinas, IMA, assinaram na tarde de hoje (04), no estande da Procergs, no Centro de Eventos da PUC, um convênio cujo objetivo é desenvolver ações que darão continuidade e fortalecerão o geoprocessamento livre.
O coordenador de planejamento agrícola da SAA, Marcelo Mieli, reforçou a importância do convênio ao destacar que, assim como na agricultura se luta pelo não uso das sementes transgênicas e o fortalecimento de uma agricultura agroecológica, na informática o objetivo é lutar contra a informação fechada, a fim de proporcionar a liberdade de acesso à informação.
Na ocasião também foi assinada a Carta de Intenções de Adesão ao grupo de ustomização brasileira do OpenOffice e a Carta de Intenções ao desenvolvimento do ZOPE. Participaram desta assinatura o diretor-presidente da Procergs, Marcos Mazoni, o representante da OpenOffice, Cláudio Ferreira Filho, e o representante da ZOPE, Paul Everitt.