Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Personalidades opinam sobre o FISL2002

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 607 vezes

Durante o Fórum Internacional Software Livre 2002, a pedido da Assessoria de Comunicação do evento, várias personalidades presentes opinaram sobre o encontro, que atraiu 11 países e 26 Estados brasileiros, reunindo 3.000 pessoas na PUCRS.

A seguir, os depoimentos:

“Este evento mostrou que um conceito forte como o do software livre pode cruzar fronteiras nacionais e culturais, unindo povos diversos em uma causa para o bem da humanidade” (Larry Wall, criador da linguagem PERL, dos Estados Unidos) Durante o Fórum Internacional Software Livre 2002, a pedido da assessoria de comunicação do evento, várias personalidades presentes opinaram sobre o encontro, que atraiu 11 países e 26 Estados brasileiros, reunindo 3.000 pessoas na PUC.

A seguir, os depoimentos:

“Este evento mostrou que um conceito forte como o do software livre pode cruzar fronteiras nacionais e culturais, unindo povos diversos em uma causa para o bem da humanidade” (Larry Wall, criador da linguagem PERL, dos Estados Unidos).

“O software livre é uma manifestação do nosso poder de expressão no mundo virtual” (Rodolfo Pilas, Grupo de Usuários Linux, do Uruguai).

“Foi formidável sentir na pele a congregação da liberdade do conhecimento” (Sandro Melo, 4 Linux Ltda.)

“Eu achei o Fórum informativo, esclarecedor e prazeroso. Foi uma grande emoção conhecer programadores, desenvolvedores e usuários da América do Sul ( Peter Salus, autor do livro A quarter century of Linux, dos Estados Unidos).

“Considero o Fórum de Software Livre o evento mais importante da informática brasileira, pois apresenta inovações técnicas a todo momento, sempre agregando pessoas e idéias, além de ser o ponto de encontro da comunidade de software livre da América Latina” (José Luis Pissin, da Dataprev).

“Acredito que o software livre representa uma das maiores aventuras coletivas da humanidade. Este evento, a qualidade de seus participantes, a diversidade de suas manifestações reafirmam este pensamento e, sem dúvida, colocam a América do Sul no mapa do software livre mundial” (Diego Saravia, criador da distribuição Ututo GNU/Linux, da Argentina).

“O Fórum tem sido uma excelente oportunidade de reunir a comunidade internacional de software livre e ajudar a disseminar a qualidade e liberdade desse tipo de software. Esta edição conseguiu, incrivelmente, superar as expectativas de todos. As principais personalidades nacionais e do cenário internacional estiveram presentes. O Rio Grande do Sul é pioneiro no Brasil com essa iniciativa e é reconhecido pela defesa da liberdade” (Marinho Barcellos (Pipca/Unisinos).

“Somente software livre nos tornará mais livres” (Manuel Perez, do Uruguai).

“O fórum internacional ajuda-nos de três maneiras: é um bom caminho para aprender sobre software livre; um caminho para as pessoas conhecerem quem nunca viram antes; e um caminho para descobrir como o software livre está se tornando importante e respeitado” (Robert Chassel, vice-presidente da Fundação Free Software).

“Indescritível, indispensável, inesquecível” (Eduardo Maçan, Grupo de Usuários Debian-Br).

“O Fórum Internacional Software Livre uniu governo, indústria e suporte do open source no verdadeiro espírito da comunidade do software livre” (Jon Maddog Hall, da Linux International, dos Estados Unidos).

“A conferência foi boa no todo para as pessoas interessadas em software livre na América Latina” (Jean François Junger, )

“Só participando deste evento é que podemos ter a exata dimensão da importância que o software livre vem assumindo na sociedade da informação. É impressionante o avanço que verificamos a cada ano. O Rio Grande do Sul está de parabéns não só pela realização do evento, mas principalmente pelas contribuições que tem dado a este processo” (Carlos Antonio Farache, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Processamento de Dados – ABEP).

“O evento sediado no bonito centro de convenções do campus da PUC impressionou-me por sua organização cheia de variados tópicos e pelo entusiasmo dos participantes” (Andrei Zmievski, criador do phpGTK, da Rússia).

“Sucesso para o software livre” (Ismael Olea, HispaLinux, da Espanha).

“Não tenho palavras para expressar o quão deslumbrado estou por visitar a América do Sul pela primeira vez, especialmente por causa deste evento. Me sinto honrado em poder contribuir para o sucesso do software livre no Brasil” (Ralf Nolden, criador do Kdevelop, da Alemanha).

“Como é linda a liberdade! Esta é, antes de tudo, a razão pela qual queremos sempre tê-la conosco. Esta edição do FISL trouxe mais uma vez a Porto Alegre amantes da liberdade de todo o mundo, pessoas que chamam nossa atenção para a beleza da liberdade. E isto é importante, pois há aqueles que buscam cobrir de véus a liberdade,. não nos deixando vê-la por inteiro e usando de artifícios que nos fazem pensar que somos livres e felizes mesmo sem nunca conhecer a real beleza da liberdade quando nua. Basta, porém, ver a liberdade por inteiro apenas uma vez para que sempre a amemos e desejemos sempre assim. Mais de 3.000 pessoas que estiveram neste Fórum nunca mais desejarão a liberdade de outra forma que não a sua verdadeira, nua e bela. Como é linda a liberdade!” (Cesar Brod Univates/Brod Tecnologia).


Tags deste artigo: fisl2002
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/464

Eventos de Software Livre no Brasil