Durante o Fórum Internacional Software Livre 2002, a pedido da Assessoria de Comunicação do evento, várias personalidades presentes opinaram sobre o encontro, que atraiu 11 países e 26 Estados brasileiros, reunindo 3.000 pessoas na PUCRS.
A seguir, os depoimentos:
Este evento mostrou que um conceito forte como o do software livre pode cruzar fronteiras nacionais e culturais, unindo povos diversos em uma causa para o bem da humanidade (Larry Wall, criador da linguagem PERL, dos Estados Unidos) Durante o Fórum Internacional Software Livre 2002, a pedido da assessoria de comunicação do evento, várias personalidades presentes opinaram sobre o encontro, que atraiu 11 países e 26 Estados brasileiros, reunindo 3.000 pessoas na PUC.
A seguir, os depoimentos:
Este evento mostrou que um conceito forte como o do software livre pode cruzar fronteiras nacionais e culturais, unindo povos diversos em uma causa para o bem da humanidade (Larry Wall, criador da linguagem PERL, dos Estados Unidos).
O software livre é uma manifestação do nosso poder de expressão no mundo virtual (Rodolfo Pilas, Grupo de Usuários Linux, do Uruguai).
Foi formidável sentir na pele a congregação da liberdade do conhecimento (Sandro Melo, 4 Linux Ltda.)
Eu achei o Fórum informativo, esclarecedor e prazeroso. Foi uma grande emoção conhecer programadores, desenvolvedores e usuários da América do Sul ( Peter Salus, autor do livro A quarter century of Linux, dos Estados Unidos).
Considero o Fórum de Software Livre o evento mais importante da informática brasileira, pois apresenta inovações técnicas a todo momento, sempre agregando pessoas e idéias, além de ser o ponto de encontro da comunidade de software livre da América Latina (José Luis Pissin, da Dataprev).
Acredito que o software livre representa uma das maiores aventuras coletivas da humanidade. Este evento, a qualidade de seus participantes, a diversidade de suas manifestações reafirmam este pensamento e, sem dúvida, colocam a América do Sul no mapa do software livre mundial (Diego Saravia, criador da distribuição Ututo GNU/Linux, da Argentina).
O Fórum tem sido uma excelente oportunidade de reunir a comunidade internacional de software livre e ajudar a disseminar a qualidade e liberdade desse tipo de software. Esta edição conseguiu, incrivelmente, superar as expectativas de todos. As principais personalidades nacionais e do cenário internacional estiveram presentes. O Rio Grande do Sul é pioneiro no Brasil com essa iniciativa e é reconhecido pela defesa da liberdade (Marinho Barcellos (Pipca/Unisinos).
Somente software livre nos tornará mais livres (Manuel Perez, do Uruguai).
O fórum internacional ajuda-nos de três maneiras: é um bom caminho para aprender sobre software livre; um caminho para as pessoas conhecerem quem nunca viram antes; e um caminho para descobrir como o software livre está se tornando importante e respeitado (Robert Chassel, vice-presidente da Fundação Free Software).
Indescritível, indispensável, inesquecível (Eduardo Maçan, Grupo de Usuários Debian-Br).
O Fórum Internacional Software Livre uniu governo, indústria e suporte do open source no verdadeiro espírito da comunidade do software livre (Jon Maddog Hall, da Linux International, dos Estados Unidos).
A conferência foi boa no todo para as pessoas interessadas em software livre na América Latina (Jean François Junger, )
Só participando deste evento é que podemos ter a exata dimensão da importância que o software livre vem assumindo na sociedade da informação. É impressionante o avanço que verificamos a cada ano. O Rio Grande do Sul está de parabéns não só pela realização do evento, mas principalmente pelas contribuições que tem dado a este processo (Carlos Antonio Farache, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Processamento de Dados ABEP).
O evento sediado no bonito centro de convenções do campus da PUC impressionou-me por sua organização cheia de variados tópicos e pelo entusiasmo dos participantes (Andrei Zmievski, criador do phpGTK, da Rússia).
Sucesso para o software livre (Ismael Olea, HispaLinux, da Espanha).
Não tenho palavras para expressar o quão deslumbrado estou por visitar a América do Sul pela primeira vez, especialmente por causa deste evento. Me sinto honrado em poder contribuir para o sucesso do software livre no Brasil (Ralf Nolden, criador do Kdevelop, da Alemanha).
Como é linda a liberdade! Esta é, antes de tudo, a razão pela qual queremos sempre tê-la conosco. Esta edição do FISL trouxe mais uma vez a Porto Alegre amantes da liberdade de todo o mundo, pessoas que chamam nossa atenção para a beleza da liberdade. E isto é importante, pois há aqueles que buscam cobrir de véus a liberdade,. não nos deixando vê-la por inteiro e usando de artifícios que nos fazem pensar que somos livres e felizes mesmo sem nunca conhecer a real beleza da liberdade quando nua. Basta, porém, ver a liberdade por inteiro apenas uma vez para que sempre a amemos e desejemos sempre assim. Mais de 3.000 pessoas que estiveram neste Fórum nunca mais desejarão a liberdade de outra forma que não a sua verdadeira, nua e bela. Como é linda a liberdade! (Cesar Brod Univates/Brod Tecnologia).