Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

NAVEGAPARÁ é exemplo de inclusão digital

2 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2247 vezes

Inclusão digital no Brasil é um assunto que pode ser chamado de realidade. Hoje, no último dia do fisl, Tiago de Souza Cardoso, representante da PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará) palestrou sobre o programa NAVEGAPARÁ, que consiste em levar banda larga para todo o estado e investir em centros de inclusão social.

 O NAVEGAPARÁ tem como base ações estruturais combinadas com cidadania. Seu primeiro projeto foi a Metrobel (Rede Metropolitana de Belém), que inicialmente contava com 40km de fibra óptica e ligava 12 instituições de ensino e pesquisa. Com a atual adesão do Governo Estadual do Pará ao projeto, a rede aumentará para cerca de 137km de cabo de fibra óptica e possibilitará a integração de 165 unidades do Governo.

Após um acordo com a ELETRONORTE, o programa da PRODEPA levou o sinal da Metrobel para o interior do estado através do projeto Infovias. Este projeto usa a rede da ELETRONORTE para enviar banda larga de graça às cidades, sendo elas 32 aderidas e mais 20 em fase de implantação.

 Aliado aos projetos estruturais, o NAVEGAPARÁ criou o Cidades Digitais, projeto de inclusão social que utiliza a banda larga para promover ações educativas.

 Todo o sistema do NAVEGAPARÁ é baseado em softwares livres, como o sistema operacional Ubuntu, o sistema de gestão Vida e o programa de autenticação e controle Guardião.

 A PRODEPA ainda pretende, através do visionário programa, criar mais serviços e capacitações além de fomentar o desenvolvimento do software livre.

 

Tags deste artigo: fisl2011
Fonte: fisl12

Eventos de Software Livre no Brasil