Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Manual de Sobrevivência do FISL

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1964 vezes

FISLComo acontece todos os anos, a comunidade de Software Livre migra de vários cantos do Brasil e do mundo para Porto Alegre para participar do FISL - Fórum Internacional de Software Livre, que este ano acontecerá entre os dias 24 a 27 de Junho. O FISL não abrange apenas programadores, mas toda uma gama de áreas diferentes aproveita o evento para debater temas diversos entre profissionais, estudantes e entusiastas. Se você pretende participar, segue uma lista de dicas catalogadas por participantes das edições anteriores:

Preparação

* Reserve seu hotel com antecedência: Se possível reserve com pelo menos 2 meses antes do evento, os hotéis de Porto Alegre não dão conta de atender toda demanda, e caravanas costumam reservar vários quartos com antecedência.

* Reserve dinheiro para a alimentação: Prepare-se, a comida no local do evento é cara, e não existem muitas opções na região.

* Descanse durante a viagem: Se você vai por uma caravana de ônibus, em uma viagem longa que atravessa a noite, tente pegar os primeiros bancos do ônibus. É o único lugar que se pode dormir de forma decente.

* Marque um Ponto-de-Encontro: Se estiver em grupo marque locais e horários para as chegadas, saídas e palestras. Ligações interurbanas e roaming não são baratos.

* Visite o Museu da Ciência: Tire pelo menos o tempo de uma palestra para visitar o museu da ciência, anexo aos prédios do evento. A entrada é barata e vale a pena!

* Não use a mesma peça de roupa mais de um dia: Em um evento com mais de 10.000 pessoas circulando por 4 dias isso é bastante óbvio, mas muita gente esquece disso.

Coisas para levar

* Cartões de Visita: O FISL é um ótimo lugar para fazer contatos e conhecer pessoas, tenha vários cartões na carteira ou outro lugar de fácil acesso.

* Currículos Impressos: É uma prática comum as empresas coletarem Currículos nos estandes ou nas palestras, algumas oferecem brindes em troca.

* Pen-Drive: Essa é a forma mais fácil de trocar códigos-fontes e demais arquivos. Considere levar um “descartável” (menor ou antigo) caso precise passar arquivos importantes para outras pessoas que você não verá mais durante o evento.

* Régua de Energia (Extensão) com cabo longo: As tomadas nas salas de palestras são escassas, se precisar de energia para notebooks ou câmeras é bom se preparar. Aproveite o espírito de compartilhamento do FISL e deixe outras pessoas usarem as suas tomadas.

* Cronograma das Palestras: Imprima a programação do evento e marque os eventos do seu interesse. É impossível aproveitar tudo, então se organize para tirar o máximo.

* Softwares abordados nas palestras: Se você vai participar de alguma palestra sobre um tema que não domina já leve instalado no seu notebook os softwares abordados, você poderá aproveitar melhor as palestras assim.

* Alternativa de Conexão: Não dependa exclusivamente da rede do evento, considere uma alternativa, como modem 3G ou tethering via celular.

Primeiro Dia

* Chegue cedo: A fila no primeiro dia é longa, especialmente se quiser ver uma palestra no primeiro horário.

* Pegue suas credenciais fora do horário de pico: Caso não consiga chegar cedo como na dica anterior considere chegar mais tarde, perto da hora do almoço, até lá a fila já deve estar menor.

* Compre camisetas na manhã do primeiro dia: As camisetas das comunidades vendem logo, especialmente as de tamanho popular.

Palestras

* Tradução Simultânea: Se precisar de tradução em alguma palestra chegue mais cedo para pegar o headset, e tenha seus documentos em mãos.

* Peça o arquivo de apresentação: Se um palestrante não divulgar uma URL para baixar o arquivo da apresentação peça para ele, de preferência na sessão de perguntas, para os demais participantes tomarem nota.

* Converse com os palestrantes: Eles geralmente estão abertos à conversas logo depois da palestra, e podem gerar discussões interessantes.

* Inclua os eventos não-oficiais: Passe pelos estandes das comunidades e tome nota dos eventos menores, como workshops, mini-palestras e oficinas de programação.

* Evento de Encerramento: Apesar de todas as salas de evento replicarem o vídeo do auditório principal, participar pessoalmente é uma experiência bem melhor. Chegue uma ou duas palestras antes no auditório principal.

Caso tenha mais dicas, contribua com um comentário.

Colaborou: China, do VidaNerd

****************

Nota da Redação do PSL-Brasil

Os comentários no site da Racum Tecnologia foram tão úteis, que decidimos publica-los abaixo. Alguns deles poderiam constar de uma nova versão, se houver a concordância dos autores.

*****************

13 Comentários para “Manual de Sobrevivência do FISL”

1. Em 26/04/2009 23:39, Podcast VidaNerd.com - Episódio 17 — Podcast VidaNerd.com escreveu:

[...] Site do Racum (manual de sobrevivência do FISL) [...]

2. Em 26/04/2009 23:39, Mauricio Nero escreveu:

Boas dicas! Vou anotá-las para quando chegar o dia não fazer feio!

3. Em 26/04/2009 23:39, Pedro Vanzella escreveu:

Para comer barato no FISL tem o prédio 30, da engenharia (segundo prédio a direita, saindo reto pela saída principal do centro de eventos), onde tem um Prato Feito bem bom. Come-se bem com cerca de 10 reais.

Em frente a ele tem o prédio 15, que tem panquecas muito boas a esse preço também.

Mais próximo a entrada da Ipiranga tem a FAMECOS, e o bar de lá de um X-Salada excelente por uns 5 reais, se não me engano.

Há dois Restaurantes Universitários. O andar de cima é fechado para alunos da PUCRS, mas o de baixo é aberto ao público. É buffet livre e vai custar cerca de 10 reais. Fica a esquerda da entrada principal, do lado da Ipiranga.

O melhor lugar para comer é o prédio 11, do Direito e Psicologia, logo a direita de quem sai do centro de eventos, antes de chegar na Engenharia. É buffet livre, com comida muito boa, sempre bem variada e frequentado por algumas das gurias mais bonitas do Campus. Este é um dos mais caros também, e vai custar cerca de 15 reais, mas é o melhor custo/benefício.

4. Em 26/04/2009 23:39, Manual de Sobrevivência para os participantes do FISL escreveu:

[...] também os comentários do texto enviado pelo Ronaldo, porque neles há até mesmo uma lista detalhando preços e vantagens de diversos restaurantes no [...]

5. Em 26/04/2009 23:39, Krix Apolinário escreveu:

Adorei as dicas. Eu eu meu namorado iremos pela primeira vez a esse evento nesta edição e essas dicas serão de grande ajuda. :)

6. Em 26/04/2009 23:39, Krix Apolinário» Blog Archive » Manual de Sobrevivência do FISL escreveu:

[...] já foi em outra(s) edição(s) são de grande ajuda e olhando meus feeds hoje o que encontro?!?!?! Manual de Sobrevivência do FISL no site Racum [...]

7. Em 26/04/2009 23:39, Daniel de Souza Telles escreveu:

A dica da camisa é extremamente verdadeira. Não sei porque o pessoal não leva um estoque maior.

8. Em 26/04/2009 23:39, Philippe escreveu:

Dentro da PUC os preços são bastante tabelados. O Prato Feito do Predio 30 é correto, no Predio 15 tem a panqueca, como já falaram, que vale a pena. Mas quem procura MUITA ECONOMIA deve sair da PUC. Existem dois botecos com ótimos preços cruzando a avenida Bento Gonçalves. E vendem cerveja, que é proibido no CAMPUS.

http://migre.me/KaJ

Boa estadia!

9. Em 26/04/2009 23:39, VonNaturAustreVe escreveu:

to louco para ir \o

10. Em 26/04/2009 23:39, Jadir Orza escreveu:

Concordo com o Philippe. Em 2005 só comia nesse botecos aí, cruzando a avenida dos fundos (sei lá o nome). Rango de 1ª, com ceva e barato.

Recomendo.

11. Em 26/04/2009 23:39, Vitor escreveu:

Realmente se você procura comida mais barata e reside em Porto Alegre, seria bom alertar os proprietários destes bares para melhorar o rango, mesmo que com pratos mais simples e únicos como arroz com galinha, arroz-carreteiro, feijoada, sopas e caldos pré-preparados e outras comidas mais criativas e talvez até contratar algumas pessoas para ir lá na sede da FISL para ciceronear e conduzir os famintos para chegar mais rápido até estes restaurantes de pobre, que aqui os gaúchos chamam de “pé-sujo”, pois seus frequentadores (pelo preço) são peões que andando de havaianas não conseguem manter os pés limpos, por andarem nas obras sujando de cimento, pó e terra. E nos próprios “pés-sujos” pedir para que flexibilizem os horários de atendimento e apoio para os que desejarem estender as conversas regadas a petiscos e aperitivos npela madrugada adentro. E até poderiam contatar alguns para levarem uma “quentinha” lá no local, para aqueles que não podem deixar seus equipamentos para sairem e fazer suas refeições. Se isto não poder ser acertado pelos organizadores do FISLm o que seria ótimo para seus participantes, até denotando o cuidado, carinho e respeito para com seus frequentadores´, dispondo inclusive com quadros murais que fizessem o “meio-de-campo” entre quem desejasse ajudar e os que desejem ajuda para conhecer ou se alimentar e conseguir uma cama para dormir e onde ficar com poucas despesas e hospitalidade (tudo que desejaríamos obter se trocássemos de lugar com os visitantes!). Tudo dentro da Lei do: FAZEI A OUTREM O QUE DESEJAS PARA TI MESMO E PARA OS TEUS!

12. Em 26/04/2009 23:39, FISL 2009 versão10 | StartAPP escreveu:

[...] e antes de me despedir, segue o link para o manual. [...]

13. Em 26/04/2009 23:39, FISL 2009 10 | Planeta Globo.com escreveu:

[...] e antes de me despedir, segue o link para o [...]


Tags deste artigo: fisl2009
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/13632

Eventos de Software Livre no Brasil