Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, vai deixar a fabricante de processadores Transmeta e voltar a desenvolver o software livre. Torvalds passa agora a trabalhar na OSDL, um consórcio global sem fins lucrativos de empresas dedicadas a acelerar a adoção do Linux. Torvalds criou o Linux em 1991, quando era estudante universitário na Finlândia. Segundo um comunicado da Transmeta, agora ele vai se dedicar em tempo integrar em liderar uma equipe de desenvolvedores Linux em todo o mundo, tendo acesso a recursos tecnológicos de última geração e ajudando a criar prioridades e direções para o desenvolvimento do software livre.
"Parece estranho trabalhar oficialmente em algo que eu venho fazendo nos últimos 12 anos, mas com a vindoura versão 2.6.x faz sentido voltar a se concentrar totalmente no Linux", afirmou Torvalds no comunicado.
Em uma mensagem enviada à comunidade Linux, Torvalds diz que "esperou demais" pela versão 2.5.71, agora terá mais tempo para a versão 2.5.72 do kernel do Linux. "Depois de seis anos na Transmeta, é hora de trabalhar em tempo integral no kernel".
"A Transmeta sempre foi ótima ao me deixar gastar um tempo a mais no Linux, mas como resultado me sinto um pouco culpado sobre quanto 'trabalho real' tenho feito ultimamente. Para corrigir isso, vou trabalhar na OSDL, tendo o Linux como ocupação principal", afirmou.
A OSDL, onde Linus começa a trabalhar em julho, é uma entidade fundada no ano 2000 com sedes nos Estados Unidos e no Japão, com investimentos de empresas como Computer Associates, Fujitsu, Hitachi, HP, IBM, Intel, NEC e outras.
[ Com tradução da PC World ]
Autor: IDG News Service/Europa Data: 17/06/2003