Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Fórum supera expectativas

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 423 vezes

A 3ª edição do Fórum Internacional Software Livre superou a expectativa dos organizadores, levando mais de 3.000 pessoas ao Centro de Eventos da PUC. Durante três dias, de quinta-feira até sábado, foram quase 300 horas de atividades, entre palestras (proferidas por 266 especialistas), workshops e oficinas. A 1ª Mostra de Soluções Livres, com 24 estandes, reuniu grandes (HP e Cyclades), médias e pequenas empresas, além de universidades. Todos os expositores foram muito visitados.

A abertura do evento, com a presença do governador Olívio Dutra, lotou o espaço de 1.500 lugares. Na ocasião, o governador disse que software fechado não é compatível com a democracia. Ele ressaltou o avanço do software livre e destacou o acerto da Procergs, a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul, ao apostar nessa tecnologia.

As palestras que despertaram maior interesse, tanto de convidados nacionais como de estrangeiros, determinaram que devido à lotação plena das salas muitas pessoas às assistissem sentadas no chão ou no corredor, do lado de fora. A palestra de encerramento, de Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, reuniu centenas de pessoas, embora realizada às 16h da bela tarde deste sábado ensolarado.

Os participantes e os palestrantes elogiaram a organização do Fórum e comemoraram o sucesso do evento.

O evento não atraiu apenas a atenção das principais idealizadores do software livre no mundo. Boa parte do público que compareceu ao Fórum era formado também por estudantes iniciantes nas soluções abertas. Este é o caso de Guilherme Macedo, 16 anos, que há apenas três meses começou a ter contato com o Linux. "Estou fascinado com as possibilidades que o software livre oferece. Pretendo futuramente criar os meus próprios programas. O pingüim já invadiu o meu computador",comentou.


Tags deste artigo: fisl2002
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/405

Eventos de Software Livre no Brasil